Quem teve o auxílio bloqueado recebe os atrasados?

Perguntado por: icortes . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4 / 5 20 votos

Sim, desde que haja a comprovação de que o bloqueio ocorreu de maneira desnecessária. Com isso, é possível reaver os valores e recebê-los assim que houver o desbloqueio da parcela.

Auxílio Brasil bloqueado recebe atrasado? Sim, desde que haja a comprovação de que o bloqueio ocorreu de maneira desnecessária ou incorreta. Com a comprovação, é possível reaver os valores e recebê-los assim que houver o desbloqueio.

Famílias que tiveram o benefício bloqueado desde o início da busca ativa, e que atualizaram seus dados do CadÚnico, estão sendo liberadas para receber novas parcelas, além do pagamento do Bolsa Família retroativo.

Bolsa Família bloqueado recebe retroativo? A boa notícia para quem teve o Bolsa Família bloqueado em 2023 é que recebe atrasado. Se o benefício foi travado por estar com o cadastro atualizado, o cidadã deve buscar o atendimento do CRAS da cidade, com os documentos pessoais, e atualizar o Cadúnico.

De acordo com o Ministério da Cidadania, o cidadão só receberá parcelas a partir do dia de inscrição nos programas, não tendo direito ao pagamento retroativo.

Como saber se tenho direito ao Auxílio Emergencial retroativo? É possível consultar o direito ao Auxílio Emergencial Retroativo pelo site da Dataprev. (veja mais abaixo). Lá, o benefeciário pode fazer a consulta e saber se tem direito ao Auxílio Emergencial ainda em 2023.

Basta fazer a consulta pelo aplicativo do programa (disponível para Android e iOS) ou pelo Portal Cidadão da Caixa, que traz informações sobre diversos benefícios sociais.

Caso não consiga realizar o saque, o beneficiário deve ir a uma agência da Caixa Econômica, portando um documento original com foto, para realizar o saque das parcelas retroativas do Bolsa Família. Aqueles que tiveram o benefício bloqueado em março devem receber as duas parcelas, de março e abril, de forma acumulada.

Bloqueio: o pagamento fica bloqueado por um mês, mas pode ser sacado no mês seguinte junto com a nova parcela; Suspensão: o benefício fica suspenso por dois meses e a família não poderá receber os valores referentes a esse período posteriormente; Cancelamento: a família deixa de participar do programa.

Se você recebeu a mensagem informando que seu dispositivo está bloqueado, procure uma agência da CAIXA e leve seu documento (RG ou CNH) original e seu celular para fazer o desbloqueio.

Após receber o Cartão do Auxílio Brasil, é importante desbloqueá-lo o mais rápido possível. O prazo para realizar o desbloqueio pode variar, mas geralmente é de 30 a 60 dias após o recebimento do cartão.

Parcelas retroativas do Bolsa Família pagas em maio
De acordo com o Ministério do Desenvolvimento Social (MDS), os beneficiários que realizaram a atualização de dados entre os dias 3 de março e 14 de abril já podem receber o benefício deste mês. Os valores, por sua vez, incluirão as parcelas atrasadas do Bolsa Família.

Por questões operacionais, os demais benefícios do Bolsa Família começarão a ser pagos a partir de junho de 2023. Até lá, será mantido o pagamento da cesta de benefícios do Programa Auxílio Brasil, com a adição do Benefício Primeira Infância do Bolsa Família.

Você pode atrasar até duas parcelas sem nenhum problema. Se fizer o pagamento delas antes do vencimento de uma terceira prestação, o contrato segue normalmente.