Qual é a diferença entre bloqueado e cancelado?

Perguntado por: lmodesto . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.5 / 5 13 votos

Quando um cartão é bloqueado, não é possível realizar transações com ele até que seja feito o desbloqueio. Já um cartão cancelado não pode ser ativado novamente. No caso, ao cancelar um cartão, é necessário ter em mente que não será possível recuperá-lo mais.

até uma unidade de atendimento do cadastro único para corrigir algum problema em seus dados já. o cancelamento é quando o beneficiário é retirado do programa social perdendo totalmente o direito ao benefício Então essa família por exemplo ela tá com a parcela referente ao mês de abril bloqueada.

As famílias da Ação de Qualificação Cadastral de 2023 que tiverem os benefícios cancelados por encerramento do prazo podem retornar ao Programa Bolsa Família por reversão de cancelamento em até 180 dias contados da data do cancelamento, a partir do atendimento de algumas condições.

Quanto tempo leva para desbloquear? Normalmente, o setor responsável pela análise dos documentos da família tem 30 dias para informar se o benefício será desbloqueado ou não.

Falta de atualização do cadastro: se o Bolsa Família foi cancelado por falta de atualização do cadastro, você deve atualizar as informações o mais rápido possível. Isso pode ser feito no aplicativo do Bolsa Família ou na unidade do CRAS mais próximO.

O que significa que aqueles que já não pertencem mais ao benefício, podem voltar a recebê-lo.

30 dias

A família fica com o benefício bloqueado por 30 dias, e volta a receber com o acumulado. A família fica sem receber o beneficio por 60 dias, e volta a receber sem o acumulado.

Quem teve o benefício cancelado é informado por meio de mensagem no extrato bancário, segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome.

Como saber se meu cadastro foi cancelado?

  1. Fazer login com o número do CPF;
  2. O sistema irá informar já na primeira página se a família será contemplada;
  3. Para os aprovados, também irá constar o dia do saque e o valor disponibilizado.

Segundo o Ministério do Desenvolvimento e Assistência Social, Família e Combate à Fome (MDS), existem alguns motivos que podem causar a perda do Bolsa Família. Alguns deles são inconsistências cadastrais e divergências dos dados familiares, falta de atualização cadastral no CadÚnico, entre outros.

Sim, desde que haja a comprovação de que o bloqueio ocorreu de maneira desnecessária. Com isso, é possível reaver os valores e recebê-los assim que houver o desbloqueio da parcela.

Portanto, não existe pagamento de parcelas retroativas. O mesmo ocorre para as famílias que tiverem desligamento voluntário do Auxílio Brasil ou em decorrência do encerramento do prazo da Regra de Emancipação.

– O desbloqueio do cartão deve ser feito por telefone ligando para o atendimento Caixa Auxílio Brasil pelo telefone 111.

4. Acesso a programas sociais. A carteira assinada também permite ao trabalhador ter acesso a programas sociais, como o Bolsa Família, que visa ajudar famílias em situação de vulnerabilidade social. Esses programas auxiliam na melhoria da qualidade de vida e na garantia de direitos básicos.

Portal cidadão CAIXA consulta Bolsa Família
No Portal Cidadão da Caixa é possível acessar os dados do Bolsa Família e outros benefícios sociais após fazer login. O login pode ser feito com os dados utilizados para acessar a conta do Caixa Tem ou com CPF e senha cadastrada no próprio Portal.