Quais são os tipos de silêncio?

Perguntado por: igodinho . Última atualização: 9 de agosto de 2023
4.1 / 5 2 votos

Silêncio de Atenção: Consiste no silêncio que escuta, onde a pessoa está “toda ouvidos” para o outro. Silêncio de Resistência e Bloqueio Emocional: É o silêncio que exprime a dificuldade, o bloqueio do indivíduo em se expressar. Ele não sabe o que dizer, como começar; não sabe sequer se tem algo a dizer.

Há o silêncio mudo do sono ou apatia ; o silêncio sóbrio que se passa com um animal de cara solene ; o silêncio fecundo da consciência, pastoreando a alma ,de onde emergem novos pensamentos; o silêncio vivo da percepção alerta, pronto para dizer: “Isso …

O silêncio é um dizer que faz surgir um sentido, a saber, na pausa, nos intervalos, nas reticências. O sentido que se revela no silêncio diz respeito a um contexto, o qual atualiza a história do sujeito. Para a psicanálise esse contexto é o da análise, onde o silêncio anuncia o discurso do inconsciente.

O silêncio pode levar a sentimentos de rejeição, abandono e isolamento, o que pode levar à depressão e ansiedade. Se você está enfrentando o tratamento do silêncio em um relacionamento, é importante agir de maneira assertiva para lidar com a situação.

Pode também significar desapego, libertação, livramento. Esvaziamento de algo que já não faz mais sentido. Também pode o silencio refletir felicidade, certezas, convicção e força. Sabermos os momentos certos para calarmos e guardarmos para nós aquilo que pensamos nos salva de problemas dispensáveis.

Silêncio, substantivo masculino, que significa estado de quem se cala ou se abstém de falar, privação, voluntária ou não, de falar, de publicar, de escrever, de pronunciar qualquer palavra ou som, de manifestar os próprios pensamentos.

Por outro lado, o silêncio interior refere-se a um estado subjetivo em que não há elementos que perturbem a tranquilidade. Tanto o silêncio interior quanto o exterior proporcionam grandes benefícios ao nosso cérebro.

O poder transformador do silêncio está em nos libertar de nossos pensamentos, medos e desejos, dissipando as tensões do passado e as expectativas em relação ao futuro. Só no presente podemos descobrir quem realmente somos, alcançando assim a paz e a alegria que estão dentro de nós.

O silêncio como restaurador da autoconsciência
Geralmente, quando estamos quietos e sem ouvir nada específico, observamos o nosso modo de agir e tudo o que nos rodeia. Sem barulhos externos, podemos ter um momento de análise de ações, no qual avaliamos tudo o que deve ou não ser feito.

Ela diz respeito à ação interior, desinteressada, que não visa reconhecimento, gratidão ou sequer ser notada. Aqui o silêncio não é mutismo, mas um estado interno em que a consciência penetra uma essência impalpável, inacessível aos pensamentos.

O que acontece é que quando não verbalizamos nossa experiência e não contamos das nossas necessidades não atendidas, a tendência é que os incômodos se acumulem e acabem sendo ditos de maneira que machuca.

"O silêncio é a melhor resposta da verdadeira sabedoria." - Eurípides | Sabedoria frases, Sabedoria, O silencio.

A prática dos historiadores da arte pressupõe, pois, o silêncio inteligente. Isto é: um “lugar” em que ocorre a intuição, e ela é uma forma de inteligência, para além do conceito, da frase, da lógica, do raciocínio. Entre os aspectos inteligentes do silêncio está o fato de ele ser vários, muitos, infinitos.