O que define a cor dos olhos do bebê?

Perguntado por: oquaresma . Última atualização: 21 de agosto de 2023
4.8 / 5 14 votos

Assim, o DNA herdado dos pais pelo bebê é o que definirá a cor dos seus olhos. Outros fatores, como alterações genéticas e doenças, podem afetar a cor.

A cor da íris do bebê depende da melanina, proteína secretada por células chamadas “melanócitos”, que também dão cor à pele do bebê. Bebês de pele escura geralmente nascem com olhos castanhos, enquanto recém-nascidos caucasianos tendem a nascer com olhos azuis ou cinza.

Afinal, como saber se o olho do bebê vai ficar claro? De acordo com os pediatras, a maioria dos bebês terá os olhos claros até cerca de seis meses de idade. Pois, nesse estágio, a produção de melanina na íris deve estar completa e a cor dos olhos deve permanecer relativamente estável.

Ainda não existe um método que possa prever a coloração dos olhos, já que ela é o resultado da combinação genética dos pais. Mas, as diferentes cores existem por um motivo: a quantidade de melanina – um tipo de pigmento que dá cor aos olhos, pele e cabelo – presente na íris, região colorida do globo ocular.

Olhos verdes e azuis são considerados recessivos. Por isso, quando pai e mãe têm olhos claros, é praticamente de 100% a chance do filho também nascer com olhos claros.

Entretanto, a cor dos olhos de um bebê recém-nascido é algo que, nos primeiros dias de vida, ainda não está definida. Nesse momento inicial, a maioria dos bebês têm uma coloração azul-escura ou mais acinzentada e, conforme o tempo passa, essa cor vai mudando.

Apesar disso, vejo casos menos prováveis de crianças que nascem de olhos escuros e com o tempo eles clareiam até tons claros. Por isso, qualquer comportamento é possível no padrão das cores da íris. Por volta dos 6 meses de idade a cor dos olhos vai se definindo.

5 cores de olhos mais raras do mundo

  1. Verde. Leia também. ...
  2. Azul. Apesar de serem mais comuns do que os verdes, os olhos azuis ainda são considerados raros em comparação com o castanho. ...
  3. Violeta. Esta também é uma das cores mais raras de olhos e também das mais misteriosas. ...
  4. Âmbar. ...
  5. Preto.

Os bebês recebem cópias desses genes tanto do pai quanto da mãe. Normalmente, se o pai é branco e a mãe é negra, os efeitos se misturam: é por isso que o filho de um negro (com genes para pele escura) com uma branca (com genes para pele clara) tende a ser mulato, ou seja, ter cor de pele intermediária.

Isso se deve a uma alteração no gene EYCL3 no cromossomo 15, que indica a quantidade de melanina que o olho apresentará - muita melanina gera a cor marrom, pouca a azul. Já o gene EYCL1, que indica a quantidade de pigmentos de gordura, é responsável pela nuance de tom, azul ou verde.

Ambos os pais com olhos verdes: 75% de chance de um bebê com olhos verdes, 25% de chance de olhos azuis, 0% de chance de olhos castanhos. Um dos pais com olhos castanhos e um dos pais com olhos azuis: 50% de chance de um bebê com olhos castanhos, 50% de chance de olhos azuis, 0% de chance de olhos verdes.

“Quem manda na cor dos olhos é a carga genética! Pais de olhos escuros podem ter filhos de olhos claros se algum antepassado tiver olhos claros, assim como pais de olhos claros podem ter filhos com olhos escuros”, afirma a especialista da CERPO Dra. Márcia Ferrari Perez.