O que acontece se der injeção na cachorra no cio?

Perguntado por: ebittencourt . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.2 / 5 4 votos

Nesse período, a cadela também pode estar com dores e cólica; mais sentimental ou agressiva, portanto, não é o momento ideal para vaciná-la. A vacina pode dar febre e dor na região de aplicação, o que somente aumentaria o desconforto geral do pet.

Além disso, não devem ser vacinados animais prostrados ou com diarreia, fêmeas em período de cio, animais com infestação de carrapatos ou pulgas e sarna.

Pode vacinar cachorra no cio – Período de hormônios afetados
Isto é, o período do cio gera muitas alterações de comportamento do organismo. Logo, vacinar a cadela neste momento não é indicado. Afinal, a vacina pode não ter o mesmo efeito que teria caso a cadela fosse vacinada fora do cio.

Uma vez no organismo, a fêmea não entra no cio, pois a progesterona inibe a ovulação. A injeção anticio não deve ser aplicada em qualquer momento. Não é após a cruza e nem quando a fêmea entra no cio.

O Prevegest Biovet 20 mgé um anticoncepcional indicado para cadelas de grande porte. O medicamento permite retardar ou bloquear o cio das cadelas, diminuir e suprimir a hemorragia vulvar. Na Cobasi você encontra o Prevegest Biovet 20 mg com preço especial.

Em geral nas Cadelas
Aplicar Anticion 4-5 meses após o cio ou 1-2 meses após o parto. Intervalo de 5/6 meses entre as aplicações.

Sim, existe a possibilidade para interrupção de gestação desde que identificada no início (primeiras semanas). Caso não tenha intenção de colocar a sua fêmea para reprodução o melhor é fazer é a castração. Se isso não for possível deve então evitar que tenha contato com machos durante o período do cio.

De maneira geral, a cadela precisa cruzar apenas uma vez para ficar prenha. Só que isto não pode ser considerado como uma regra geral, pois muitas cadelas não ficam prenhes com apenas um cruzamento.

Duração do cio canino
Quando ocorre o inchaço da vulva, podendo ocorrer algum sangramento. Dura de 3 a 17 dias.

Os medicamentos injetáveis têm efeito mais rápido, já que caem quase imediatamente na corrente sanguínea, ao contrário dos comprimidos, que precisam dissolver no estômago e ser absorvidos pelo intestino delgado, para que só então caiam no sangue e façam efeito, o que leva cerca de 30 minutos.

Gente, o inibidor de cio é um medicamento muito bom pra evitar que gatas e cachorras fiquem menstruadas. Ele é aplicado em forma de injeção e tem hormônios que bloqueiam o ciclo reprodutivo, pra evitar que elas acabem prenhas de surpresa, né?

Outros possíveis efeitos colaterais, principalmente se utilizado como método contraceptivo rotineiro são: cistos uterinos e ovarianos, piometra (infecção uterina), queda de pelo no local da aplicação, havendo ainda relatos de hiperglicemia, diabetes e tumores mamários não fibroepiteliais”, elenca.

Ao contrário do que muitos pensam, o período marcado por secreções sanguinolentas pela vulva, o proestro, não é o momento certo para acasalar.

Cadelas: a aplicação deverá ser feita durante a fase de anestro, isto é, do 3° ao 5° mês após o cio ou do 1° ao 3° mês após o parto. Intervalo de 6 meses entre as aplicações.

Tutores estão comprando injeções anti cio para evitar que gatas e cadelas tenham filhotes. O problema é que esse método causa tumores e câncer nas mamas e no útero das fêmeas. A droga custa em média R$ 6.