Pode dar alface para o porquinho-da-índia?

Perguntado por: onogueira . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.3 / 5 17 votos

A resposta é não. Apesar de serem animais classificados como herbívoros, a ingestão dessa verdura não é indicada. Então, se você se perguntava se porquinho-da-índia pode comer alface, já sabe: não ofereça para o bichinho.

Sendo assim, é comum questionar se porquinho-da-índia pode comer alface. No entanto, esse alimento está associado a quadros de diarreia. Entre os legumes e as verduras recomendados, estão: abobrinha, pimentão, cenoura, beterraba com folhas, pepino, jiló, chuchu, espinafre, rúcula, agrião, couve-flor e chicória.

Os legumes de folha são os mais adequados para a alimentação de um porquinho-da-índia e devem ser oferecidos em maior quantidade, como a rúcula, a alface-de-cordeiro, a endívia e a acelga. Estes devem constituir 75% da sua ração diária de legumes. Mas outros legumes também são muito bons para eles.

Feito isso, alguns dos melhores alimentos para porquinho-da-índia são: abobrinha, abóbora, acelga, almeirão, beterraba, brócolis, chicória, chuchu, couve, cenoura, escarola, espinafre, rúcula, repolho, pepino e tomate. Por outro lado, mantenha seu amigo longe de feijão, batata e alface.

Por isso, os produtos de origem animal e os seus derivados (carne, leite e queijo) não são adequados para eles. Outros alimentos proibidos para porquinhos-da-índia são aqueles que têm um alto conteúdo em açúcar, já que pode ocasionar problemas intestinais e também a perda da vista.

Portanto, bolinhas de feno ou produtos feitos com materiais naturais são uma ótima opção na hora de escolher um presente divertido para oferecer ao seu porquinho-da-índia. Nunca se esqueça que, não importa o material, seu bichinho muito provavelmente tentará roê-lo.

Monte uma rotina para o seu porquinho-da-índia, ofereça os alimentos duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Se tiverem a oportunidade, eles comem mais do que deveriam, então certifiquem-se de não superalimentar com alimentos granulados, pois isso pode causar diarréia e diminuição do apetite.

para cortar um pedaço pequeno, saiba que 15 gramas de banana equivale a uma rodela não muito grossa; você também pode oferecer a casca, desde que esteja bem higienizada; algumas horas depois de oferecer o alimento, retire tudo o que não foi consumido da gaiola.

Entre os favoritos, há tubos plásticos e tubos com efeitos sonoros feitos de nylon, assim como cubos onde eles podem encontrar abrigo. Porquinhos-da-índia também se divertem brincando com bolas de papel: eles amam o barulho de papel amassado!

Para terminar, nunca ofereça carnes, derivados do leite, ovos e outros alimentos de origem animal ao seu porquinho-da-índia. Por serem animais de hábito herbívoro, eles podem comer apenas alimentos de origem vegetal.

O banho em porquinho-da-índia deve ser considerado uma vez a cada três meses ou mais. Visto que o animal costuma se limpar através das lambidas, o principal é você manter a gaiola e outros itens da casinha limpos.

O capim ou feno não podem faltar!
O capim ou feno não podem faltar na alimentação do porquinho-da-índia! Ele deve estar disponível 24 horas por dia, sete dias da semana! Na dificuldade em se obter o capim fresco e de boa procedência, o feno de boa qualidade irá fornecer um bom aporte de fibras ao pet.

Por outro lado, jamais ofereça alimentos como feijão, alface e batata ao porquinho-da-índia. Entre as variações do milho, pipoca e farinha devem ser evitados para que os animais não sofram com cãibras e indigestão.