Como saber se o porquinho-da-índia está feliz?

Perguntado por: adomingues . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.8 / 5 15 votos

Quando os bichinhos estão satisfeitos e felizes, costumam dar uma variedade de guinchos, gargalhadas e grunhidos silenciosos. Junto com esses guinchos e gargalhadas frequentes, há uma variedade de outros ruídos bastante distintos que você pode ouvir de sua porquinho.

Mas como saber se o porquinho-da-índia está feliz?

  1. Dá mini saltos e corridas.
  2. Quer interagir com você
  3. Lambe ou mordisca sua mão suavemente.
  4. Gosta da companhia de outros membros da sua espécie.
  5. Mantém-se ativo e em boa forma.
  6. Descansa sem dificuldade.
  7. Emite sons de felicidade.

Comece a perceber que, quando está na presença do seu bichinho ele demonstra empolgação para te ver, cheirar e ouvir. Isso significa que os porquinhos-da-índia reconhecem seu tutor e demonstram afeto por ele, mas não tem o mesmo afeto por estranhos ou outras pessoas que eles não reconhecem.

no queixo – uma coçadinha no queixo, de maneira delicada com as pontas dos dedos, costuma fazer sucesso entre os porquinhos-da-índia; no pescoço e nas orelhas – muitos porquinhos-da-índia gostam tanto de carinho nessas partes do corpo que chegam a deitar a cabeça sobre a mão do tutor.

Este típico som dos porquinhos-da-índia tem como principal função chamar à atenção dos donos. Regra geral, o cuí, cuí, cuí indica que os pequenos roedores estão ansiosos por receber uma deliciosa cenoura ou simplesmente a sua ração.

Presença de predadores
Por serem animais que são presas na natureza, a presença de outras espécies na casa, como cães, gatos e pássaros, pode deixar o porquinho-da-índia estressado. Nesse caso, ele se sente ameaçado o tempo todo, com sentimento de medo e angústia, tentando fugir ou se esconder.

mesmo porquinhos-da-índia amam viver em uma casa limpa e espaçosa! A gaiola deles deve ser grande o suficiente para conter uma área para descanso, um lugar para comer e um lugar para brincar e se movimentar.

Como o porquinho-da-índia adapta-se muito bem ao ambiente, consegue se divertir em qualquer situação, no claro ou no escuro. Porém, ainda que viva em um local seguro e livre de ameaças, ele prefere ficar no escuro, visto que se trata de um instinto biológico e evolutivo, parte da natureza.

Ao contrário de outras espécies, como a chinchila ou os hamsters, os porquinhos-da-índia são animais diurnos, portanto dormem à noite e são ativos durante o dia.

E falando em ser facilmente assustado – você sabia que os porquinhos-da-índia dormem com os olhos abertos?!

A maioria das desses animais não gosta de ser pega, principalmente se não estão habituados e, por isso, se assustam e saltam. Você deve pegar no porquinho de forma a que a região traseira dele esteja apoiada na sua mão. Assim, o ideal é segurá-lo colocando a zona pélvica dele apoiada na sua mão.

O porquinho-da-Índia é um animal dócil, tímido, mas muito carinhoso. Por isso, esse roedor é um ótimo pet para pessoas que não possuem tanto espaço em casa ou querem um bicho bem pequeno para fazer companhia.

Durante quanto tempo posso deixar um porquinho-da-índia sozinho sem o prejudicar? Se não tiver alternativa, pode deixar o seu porquinho-da-índia sozinho por dois dias, desde que deixe comida e água suficientes. Não é a situação ideal, mas por vezes não há modo de a evitar.