Pode pegar no filhote de porquinho-da-índia?

Perguntado por: zneves . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.5 / 5 16 votos

O ideal é que mexa neles somente quando necessário, por exemplo para a troca e limpeza da caminha. Diferentemente de outros animais, a mamãe porquinho da índia não costuma fica agressiva e não rejeita os filhotes quando eles têm contato com pessoas.

Os filhotes começarão a mamar na mãe no primeiro dia de vida; o período de amamentação normalmente dura três semanas. Com o tempo, eles começarão a comer alimentos sólidos, imitando o comportamento da mãe.

As crianças muito pequenas não devem pegar no porquinho da Índia no colo, por ser muito arriscado. Quando as crianças já estiverem maior, com tamanhos de mãos e braços de tamanho suficiente para suportar corretamente o porquinho-da-Índia, devem ser ensinadas por um adulto a fazê-lo devidamente e sem riscos.

Um dos primeiros cuidados que você deverá ter com o seu filhote de porquinho da índia é com a “casinha” dele. A gaiola será o seu foco de atenção no primeiro momento. Procure por gaiolas que seja espaçosa para que o seu filhote de porquinho da índia possa ter a possibilidade de correr e pular.

Dermatofitose transmitida de porquinho-da-índia (Cavia porcellus) para criança: relato de caso. Dermatofitoses ou tinhas são infecções fúngicas da pele, cabelos e unhas que acomete seres humanos e animais.

Trata-se de um relaxante ruído de fundo que os porquinhos da índia costumam fazer quando estão correndo ou explorando.

O porquinho-da-Índia é um animal dócil, tímido, mas muito carinhoso. Por isso, esse roedor é um ótimo pet para pessoas que não possuem tanto espaço em casa ou querem um bicho bem pequeno para fazer companhia.

no queixo – uma coçadinha no queixo, de maneira delicada com as pontas dos dedos, costuma fazer sucesso entre os porquinhos-da-índia; no pescoço e nas orelhas – muitos porquinhos-da-índia gostam tanto de carinho nessas partes do corpo que chegam a deitar a cabeça sobre a mão do tutor.

"Existem ambientes prejudiciais a esses animais como criação dentro de ambiente úmido e frio (como banheiros), perto da cozinha, ambientes quentes demais ou com muito vento. O ideal é criar dentro do domicílio, com a presença de outros porquinhos-da-índia para fazer companhia".

Como o porquinho-da-índia adapta-se muito bem ao ambiente, consegue se divertir em qualquer situação, no claro ou no escuro. Porém, ainda que viva em um local seguro e livre de ameaças, ele prefere ficar no escuro, visto que se trata de um instinto biológico e evolutivo, parte da natureza.

Pode ser em lugares como área de serviço ou banheiros, ou ainda se preferir, um cercadinho. Como ainda é filhote não há necessidade de um espaço grande. Forre a maior parte do local com jornais ou tapete higiênico. Assim que ele comer, leve-o até a o jornal e espere ele fazer as necessidades dele.

Porém, geralmente, com cuidado e dedicação, pode demorar entre 1 e 2 meses para que o porquinho se acostume com seu tutor.

Monte uma rotina para o seu porquinho-da-índia, ofereça os alimentos duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Se tiverem a oportunidade, eles comem mais do que deveriam, então certifiquem-se de não superalimentar com alimentos granulados, pois isso pode causar diarréia e diminuição do apetite.

Os roedores são portadores de germes, por isso evite beijar o seu animal de companhia ou aproximar o focinho da sua cara. Além de evitar a contaminação direta, diminui a probabilidade de ser mordido. As mordidas também estão carregadas de micróbios que o podem deixar doente.

O porquinho-da-índia é um animal de estimação de baixo custo e que pode ser ideal para as crianças cuidarem. Não necessitam de vacinas nem de vermífugos.

De acordo com Tiago Perez, não é recomendado dar banho no bichinho. Isso porque eles podem ficar muito estressados e até ter parada cardiorrespiratória decorrente do estresse ao serem manipulados. Mas, se eles estiverem muito sujos por algum motivo específico, banhos raros podem acontecer.