Pode dar arroz cozido para porquinho-da-índia?

Perguntado por: hmendes . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.1 / 5 13 votos

Afinal, é comum que a gente associe o alimento a uma alimentação saudável. No entanto, não é bem assim. Para encurtar a história, já vamos te adiantar que se você acredita que porquinho-da-índia pode comer arroz, está enganado! O alimento não é indicado para a nutrição desse animal.

O capim ou feno não podem faltar na alimentação do porquinho-da-índia! Ele deve estar disponível 24 horas por dia, sete dias da semana! Na dificuldade em se obter o capim fresco e de boa procedência, o feno de boa qualidade irá fornecer um bom aporte de fibras ao pet.

Além de conhecer os alimentos para porquinho-da-índia, é interessante estar ciente de quais são proibidos para o pet. Entre eles, podemos citar: feijão, batata, alface, leite e derivados, carnes, ovos e comidas processadas para humanos, como doces e frituras.

Monte uma rotina para o seu porquinho-da-índia, ofereça os alimentos duas vezes ao dia, de manhã e à noite. Se tiverem a oportunidade, eles comem mais do que deveriam, então certifiquem-se de não superalimentar com alimentos granulados, pois isso pode causar diarréia e diminuição do apetite.

Feito isso, alguns dos melhores alimentos para porquinho-da-índia são: abobrinha, abóbora, acelga, almeirão, beterraba, brócolis, chicória, chuchu, couve, cenoura, escarola, espinafre, rúcula, repolho, pepino e tomate. Por outro lado, mantenha seu amigo longe de feijão, batata e alface.

2 dias

É preciso vigiar o seu porquinho-da-índia para descobrir exatamente porque é que ele não come e, se não conseguir encontrar uma resposta, deve levá-lo ao veterinário o mais rapidamente possível. Os porquinhos-da-índia podem ficar sem comer durante 1-2 dias sem água, e um pouco mais se forem mantidos hidratados.

Causas da diarreia no Porquinho da Índia
A ingestão de pouca fibra ou alimentos inadequados como alface, couve-flor e rabanete podem causar a diarreia. Parasitas: a diarreia também pode ser causada pela presença de parasitas no corpo do porquinho. Nesses casos, o problema costuma ser constante.

Em outras palavras, uma dieta que inclui essa verdura pode fazer com que o animal fique com o intestino desregulado, desenvolvendo quadros de diarreia que podem levar à desidratação. É por isso que você não pode dar alface para porquinho-da-índia, ok?

para cortar um pedaço pequeno, saiba que 15 gramas de banana equivale a uma rodela não muito grossa; você também pode oferecer a casca, desde que esteja bem higienizada; algumas horas depois de oferecer o alimento, retire tudo o que não foi consumido da gaiola.

É importante usar um substrato adequado e recolher as fezes diariamente. O granulado higiênico é o item responsável pela absorção e eliminação dos odores da urina e fezes. Além disso, é importante que haja superfícies lisas no recinto para que o porquinho possa descansar suas patas.

e ao contrário do que muitos imaginam ração à vontade não faz bem e pode sim levar à morte porquinhos-da-índia.

O banho em porquinho-da-índia deve ser considerado uma vez a cada três meses ou mais. Visto que o animal costuma se limpar através das lambidas, o principal é você manter a gaiola e outros itens da casinha limpos.

Ao contrário de outras espécies, como a chinchila ou os hamsters, os porquinhos-da-índia são animais diurnos, portanto dormem à noite e são ativos durante o dia.