Por que os cães ficam grudados?

Perguntado por: aamorim . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.9 / 5 14 votos

No momento da cópula, há um aumento no volume de sangue que circula no pênis do cão. Com isso, uma região chamada de bulbo aumenta de tamanho, fazendo com que os pets fiquem “grudados” durante a cópula.

Fecundação interna e gestação
Os cachorros ficam grudados para garantir que as relações sexuais tenham êxito: o objetivo principal é gerar uma ninhada.

Assim que ocorre a cópula, ambos permanecem virados, com as partes traseiras grudadas, por cerca de 30 minutos. Em hipótese alguma, eles devem ser separados, nesse período, pois é quando ocorre a fecundação. Além disso, ao forçá-los a se separarem, ambos podem se machucar.

4 dias

Geralmente a cadela aceita cruzar com o macho durante 4 dias, e você vai saber que o período fértil dela acabou quando ela mesma não deixar que o macho se aproxime novamente para cruzar.

Geralmente brincalhões e amorosos, os cães criados com amor por seus tutores são, de fato, os melhores amigos dos seres humanos. E essa relação de afeto tem explicação científica, conforme atestam pesquisadores dos Estados Unidos e do Japão.

Não existe um número preciso de vezes que a cadela tenha que cruzar para engravidar. Pode ser que ela fique grávida já na primeira cópula, se estiver ovulando naquele momento. Mas é certo que, quanto mais cópulas houver durante o estro, maiores serão as chances de engravidar e de ter uma ninhada numerosa.

O tempo que eles ficarão grudados poderá variar com o porte e a raça dos animais, indo desde 15 minutos até 1 hora, por exemplo.

O ideal é que ela tenha filhotes a partir do segundo cio. Saiba que a cadela pode engravidar na primeira cruza. Porém, se desejar filhotes dela, você pode deixá-la cruzar mais algumas vezes com o macho para garantir que ela emprenhe.

A principal motivação para a monta ou tentativa de “cruzar” com pets do mesmo sexo é a demonstração de dominância.

Como visto, o sangramento da cadela, conhecido popularmente como período em que “cachorra menstrua”, pode ocorrer durante o proestro, quando o organismo da mascote se prepara para uma possível fecundação. A etapa tem duração média de 5 a 15 dias, quando a pet pode apresentar secreção serossanguinolenta. Fique atento!

As cadelas têm o cio em média cada 6 meses, e é nessa altura que entram no período fértil. O período fértil dura cerca de 9 dias e é o momento certo para engravidar. Fora do cio, as cadelas não ovulam e por isso, não podem ficar gestantes.

Não há nada que impeça uma cadela de tomar banho se ela estiver no cio. No entanto, é importante considerar alguns fatores na hora do banho. Se a sua cachorra estiver naquela fase de sangramento mais intenso, vai ficar mais difícil mantê-la limpa logo após o banho.

O "cio" refere-se especificamente ao período do ciclo reprodutivo da fêmea em que esta fica recetiva a acasalar com machos. De acordo com o American Kennel Club, os machos não ficam com o cio; em vez disso, são capazes de reproduzir todo o ano assim que se tornam férteis, a partir dos 6 meses de idade.

Na verdade, no macho, não existe um ciclo estral. A partir do momento em que ele atinge a maturidade sexual, o cão entra em uma constante de produção de testosterona e se mantém assim pelo resto de sua vida, ficando férteis durante todo ano.

Para reduzir o hábito, é preciso não reforçá-la com carinhos ou petiscos, e não ser permissivo ou justificá-lo como um possível ato de namoro do animal. “Reforçamos que cães não têm desejo sexual premeditado, mas, exclusivamente, frente ao período relacionado ao estro da cadela”, explica Pedro.