O que acontece se comer ovo fora da validade?

Perguntado por: eribeiro5 . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

Comer ovos fora do prazo não é sinal, à partida, que estejam estragados, por isso podem ser usados para cozinhados. Só se estiverem estragados é que será problemático. A salmonela é uma das consequências. Segundo o portal, os efeitos como diarreia, vómitos e febre podem demorar entre 12 a 72 horas.

Ovos. Quanto tempo depois do prazo? Cerca de 2 semanas. Sinais de que não podes consumir: Aspecto: coloca o ovo num copo com água - se flutuar, não é seguro consumir.

Caso ela esteja com rachaduras, o melhor a se fazer é jogar fora. Isso porque a casca rachada pode ser um sinal de que o alimento está contaminado com o vírus da salmonella.

Se o ovo afundar de lado na base do copo, ele está no pico do frescor. Se o ovo afundar de pé na base do copo, ele já passou do pico, mas ainda pode ser consumido com segurança. Se o ovo estiver flutuando, ele não está fresco.

Teoricamente, pode-se comer um produto vencido, porque a validade deles têm uma certa margem de segurança. O consumidor tem um prazo esticado por cerca de 10 dias para consumir o produto, já que, por exemplo, um produto com validade de 30 dias, na verdade, tem validade até 40 dias.

A recomendação é sempre observar a data de vencimento — devidamente sinalizadas na embalagem do produto. Normalmente, o ingrediente apresenta validade de até 60 dias, sob boa refrigeração. Esse prazo é contabilizado a partir do dia da postura.

10 dias

Por ser muito delicado, o ovo sofre mais com as variações de temperatura. E, embora os ovos durem mais na geladeira, o ideal é consumi-los em até 10 dias. Alguns ovos vêm com a data de validade impressa na casca – nesse caso, é sempre bom respeitar esse prazo.

Salmonella (Salmonellose) é uma bactéria da família das Enterobacteriaceae que causa intoxicação alimentar e em casos raros, pode provocar graves infecções e até mesmo a morte.

O nome do perigo é salmonelose, doença causada pelas bactérias do gênero Salmonella, que infectam cerca de 1% dos ovos de galinha.

Pessoas que não podem consumir muito ovo
Entre as reações alérgicas mais comuns estão diarreia, vômitos, erupções cutâneas, inflamação ocular e congestão nasal.

Conheça mais sobre a intoxicação alimentar.

  1. Beber muitos líquidos. ...
  2. Repousar. ...
  3. Fazer uma alimentação leve. ...
  4. Tomar carvão vegetal.