O que a gente sente na primeira semana de gravidez?

Perguntado por: agarcia2 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.8 / 5 5 votos

Mamas sensíveis, aversão a cheiros fortes, alterações de humor e cansaço mais frequente.

Mudanças no corpo da mãe
A barriga não cresce em 1 semana, já que o feto, nesse período, é menor do que um grão de arroz. Mas é possível perceber inchaço corporal, principalmente se o seu corpo não faz isso com muita frequência. A barriga de gestante começará a aparecer apenas no 5° mês, ou seja, com 20 semanas.

Embora, nesse momento, seja nada mais que uma bolinha, o bebê já se mexe bastante, mesmo sem você sentir. Isso vai mudar dentro de algumas semanas, quando ele for grandinho o suficiente para encostar-se à parede do útero. Aí, sim, você vai notar os primeiros movimentos do seu filho dentro de você.

Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Um atraso menstrual maior que 14 dias pode sugerir fortemente que a mulher está grávida. Esse é o principal sinal de probabilidade da gravidez. Um atraso menstrual maior que 14 dias pode sugerir fortemente que a mulher está grávida. No entanto, a gravidez não é a única causa do atraso da menstruação!

Às vezes pode ser bastante espesso e mucoso. Isso é normal. Esse aumento da secreção branca durante a gravidez é a maneira do corpo se proteger contra infecções, criando uma barreira adicional entre o feto em crescimento e o mundo exterior. Você notará um aumento no corrimento branco no início da gravidez.

Sintomas dos primeiros 7 dias
Quando o óvulo é fecundado, pode haver um leve corrimento cor-de-rosa, que na verdade é o corrimento normal que a mulher apresenta mensalmente, mas com vestígios de sangue que podem ter sido causados pela implementação do óvulo fecundado no útero.

A gestante fica com a sensação de que sua bexiga está cheia, mas a quantidade de urina é pequena. Esse sintoma, muitas vezes, é confundido com infecção urinária.

Logo no início da gestação, a mulher pode sentir cólicas muito semelhantes às da TPM e da menstruação. Porém, elas ocorrem mais abaixo do estômago ou próximas da lombar. No caso da gravidez, essas dores podem ser mais frequentes e persistirem por várias semanas, até mesmo depois do atraso menstrual.

Geralmente, a fase da gravidez que dá mais sono é entre o primeiro e o terceiro trimestres. Durante o primeiro trimestre, o corpo da mulher passa por alterações físicas e hormonais, especialmente o aumento da progesterona, logo no início da gravidez, para que o feto se desenvolva com saúde.

A urina tem cor ou cheiro? O senso de olfato da mulher está alto e por isso o cheiro natural da urina fica mais aguçado, bem como ela consegue perceber a diferença no cheiro também. Caso a urina tenha cor rosa ou vermelha em qualquer momento da gravidez é importante falar com o seu médico.