O que muda no corpo com 4 meses de gravidez?

Perguntado por: sbernardes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 7 votos

Sua barriga continua a crescer e está um pouco mais à vista agora, e pode ser que as pessoas se mostrem curiosas sobre o fato de você estar grávida. Algumas grávidas notam que seus cabelos ficam mais grossos ou escuros, outras, que mais penugem facial está crescendo devido às alterações hormonais.

Nesse período, compreendido entre a 13ª semana lunar e a 16ª, o corpo do feto está completamente formado, e cada vez mais proporcional. Além disso, seus olhos e orelhas assumem posições definitivas. Seu comprimento, na 13ª semana, é de aproximadamente 73 milímetros e o peso, 20 gramas.

Além disso, as gestantes se preocupam com a textura da barriga no início da gravidez, se fica mole ou dura durante a gestação. Patricia esclarece ser muito comum a barriga de grávida ficar mole devido à retenção de líquido que ocorre no início da gravidez.

Nesse período da gestação o bebê muda de posição e começa a preparar-se para nascer (encaixar-se), fazendo com que a barriga fique mais baixa e pareça menor.” Se o tamanho da sua barriga está te trazendo preocupações, faça uma visita ao seu médico e converse sobre suas inseguranças.

Entre as mudanças no corpo das gestantes, as de paladar e olfato são frequentes, principalmente no primeiro trimestre. Algumas grávidas passam a ter aversão a alimentos que gostavam ou a adorar alimentos que, antes, não toleravam.

A sensação será parecida com ter borboletas voando em sua barriga, é um lindo momento! Você poderá notar que sua respiração está ficando mais difícil; isso acontece porque seu bebê está começando a tomar mais espaço e os pulmões ficam mais apertados.

Após a 20ª semana de gestação, é comum que a barriga da mulher fique momentaneamente dura. Isso acontece por conta das contrações de treinamento, chamadas de contrações de Braxton Hicks1. Elas são nada mais nada menos do que contrações que o corpo faz para se preparar para o trabalho de parto.

A barriga de grávida começa a “crescer” abaixo do umbigo, que é a região onde fica localizado o útero, e este emerge da pélvis. Ela também vai ficando mais dura e o umbigo se sobressai. Com isso é possível notar uma leve saliência ou “inchaço” neste local.

É verdade que a barriga cresce mais (ou mais rápido) na segunda gestação? Essa é uma crença comum entre as tantas que estão envolvidas quando o tema é gestação. Mas a verdade é que a barriga da segunda gravidez não cresce mais, nem em uma velocidade maior do que a da primeira.

A maioria das grávidas, no entanto, vê a barriga despontando entre as 12a e a 16a semana. Quem já teve uma gravidez ou mais antes pode ficar barriguda mais cedo, devido ao afrouxamento do útero e dos músculos abdominais durante a gestação anterior.

Recomenda-se inspirar pelo nariz e soltar pela boca para uma respiração diafragmática correta. Após isso apertar delicadamente a barriga (abaixo do umbigo) e sentir onde está o maior volume. Ali naquele local é possível sentir o bebê se movimentar, não por cima da barriga, mas por dentro!

Especialmente quem tem mais gordura abdominal pode demorar mais tempo para sentir o feto mexer.

SEU CORPO. Por volta da sexta à oitava semana de gestação, os seios começam a aumentar de tamanho e continuam a crescer durante toda a gravidez devido ao aumento das camadas de gordura da pele.

De maneira geral, quando a barriga começa a crescer? Via de regra, a maioria das mulheres grávidas notam os primeiros sinais da barriga despontando entre a 12ª e a 16ª semana de gestação. É justamente neste período em que o útero começa a se esticar logo acima do osso púbico, aquele localizado acima da vagina.

É normal sentir-se cansada e até exausta nos primeiros meses de gravidez. A fadiga, mesmo a fadiga extrema, é um sinal precoce de gravidez que quase todas as mulheres experimentam no primeiro trimestre. Também é muito normal no terceiro trimestre, afetando cerca de 60% de todas as mulheres grávidas.