Qual a quantidade de sangue que sai na nidação?

Perguntado por: oribeiro . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.7 / 5 3 votos

O sangramento de nidação tem fluxo pequeno e cor que varia de um leve tom rosado ao marrom. É importante ressaltar que toda mulher passa pelo processo de nidação, mas o sangramento pode não ocorrer para todas.

Como é o sangramento de nidação? É um sangramento discreto semelhante a menstruação, porém o fluxo é menor e mais escuro. Muitas vezes é possível confundir o sangramento da nidação com o do meio ciclo, que acontece em algumas mulheres, no dia da ovulação.

Outro aspecto que diferencia o sangramento de implantação de uma menstruação mais leve ou no início é a cor. Normalmente, o sangramento de implantação costuma ser um vermelho mais aguado e amarronzado ou rosado. Apenas uma melequinha que pode vir de leve durante dois ou três dias e então parar.

Na maioria das vezes, a nidação é assintomática. Porém, algumas mulheres podem apresentar cólicas abdominais de fraca intensidade, sensação de pontadas no baixo ventre. O normal é que os sintomas durem até 3 dias no período anterior à data prevista da menstruação.

Na maioria dos casos, o sangramento de escape é um sinal normal de implantação, mas qualquer sangramento deve ser verificado se você estiver preocupada, porque ainda pode ser um sintoma de aborto espontâneo ou gravidez ectópica. O sangramento da implantação, geralmente, não é nada para se preocupar.

Sangramento de escape, também conhecido pelo nome em inglês “spotting” (que significa mancha) é um sangramento leve que ocorre fora do seu período menstrual. O spotting normalmente envolve pequenas quantidades de sangue e você pode notá-lo na sua roupa íntima ou no papel higiênico depois de usar o banheiro.

Após a nidação…
Entre elas estão: cólica abdominal, sensibilidade nas mamas, aumento da libido e alterações no muco vaginal. Nos primeiros dias de gravidez, a temperatura do corpo também pode ficar alterada. Normalmente, a mulher se sente mais quente, principalmente no rosto, nas mãos e nos pés.

Apesar de não haver menstruação quando engravidamos, algumas mulheres, nas primeiras semanas de gravidez, podem apresentar um pequeno sangramento marrom, rosa ou vermelho escuro. Isso está relacionado à nidação, momento em que o embrião se prende às paredes do útero e acontece entre a 7ª e 9ª semanas de gravidez.

Há aquelas que têm um fluxo menstrual pequeno e de curta duração, que pode se parecer com sangramentos que ocorrem durante a fase inicial da gravidez. Portanto, não é incomum encontrar casos de mulheres que sangram durante os primeiros meses de gestação e acham que estão menstruando normalmente.

– A ovulação ocorre 14 dias antes da menstruação; – Após a liberação do óvulo (ovulação), ele só pode ser fecundado em um prazo de 24h; – A nidação ocorre 5 dias após a fecundação do óvulo pelo espermatozoide. “A nidação se dá, portanto, cerca de nove dias antes da data prevista de menstruação”, explica a médica.

Aí vem a pergunta: quantos dias depois da nidação o exame dá positivo? Muitas mulheres fazem o teste cedo demais, ou seja, antes desse prazo de 7 a 15 dias e se entristecem com o falso negativo ou com “um teste errado“, sendo que dentro de poucos dias o positivo poderia aparecer.

Escape por privação de medicamento
Esse sangramento se assemelha com o da nidação, tem pouco volume e sua coloração é amarronzada. Nesses casos, recomenda-se aguardar o início do fluxo menstrual. Caso não ocorra, é importante procurar auxílio médico para realizar exames que comprovem ou não a gestação.

Os sintomas da fecundação são os da gestação, sendo os mais comuns:

  • Sensação de cólica abdominal leve entre o 6º ou 7º dia após o período fértil;
  • Surgimento de corrimento rosado após 10 a 12 dias do período fértil;
  • Cansaço e sonolência excessiva;
  • Seios inchados e doloridos.

Quantos dias após a relação ocorre a nidação? O período entre a fecundação, até o início da nidação, dura em média 5 a 12 dias, variando de acordo com cada organismo.

Se este sangramento de um dia acontecer e parar de vez, recomenda-se que a mulher verifique o que está acontecendo. Verificar se é um provável escape ou até mesmo a nidação. Na grande maioria das vezes, é uma alteração hormonal passageira, assim como as que acontecem com o escape menstrual.