Estou grávida de 5 semanas e estou sangrando muito?

Perguntado por: rmendes . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

O sangramento no início da gravidez pode estar relacionado a alterações hormonais, pois a produção de progesterona muda do ovário para a placenta em formação (1).

Todo e qualquer sangramento de escape durante as primeiras semanas de gestação são muito preocupantes, devido ao risco de aborto. Porém, sangrar durante qualquer fase da gestação não é normal. A primeira atitude nesses casos é recorrer à emergência de uma maternidade para verificar o que está acontecendo.

Neste período, o sangramento na gravidez já é incomum e pode indicar descolamento da placenta, aborto espontâneo, placenta de inserção baixa, infecção do colo do útero ou um ferimento no útero causado pelo contato íntimo. Portanto, procure atendimento médico o mais rápido possível nestes casos.

Por isso, é extremamente importante observar alguns sintomas e realizar exames físicos e ultrassonografia. Se o sangramento for volumoso e estiver acompanhado de cólica ou dor intensa, então é necessário ir a um pronto atendimento hospitalar.

Principais sintomas da 5ª semana de gravidez!
Além desses, a mulher também pode sofrer um sangramento vaginal, o qual pode ser confundido com menstruação e fazer com que ela acredite que não está grávida.

Confira os principais sinais de aborto espontâneo a seguir:

  • Sangramento vaginal. ...
  • Menstruação atrasada. ...
  • Cólicas. ...
  • Eliminação de um material sólido. ...
  • Fim dos sintomas de gravidez. ...
  • Ausência de movimentos fetais. ...
  • Atenção! ...
  • Quer saber mais?

Geralmente, o aborto espontâneo vem acompanhado de sintomas como uma dor abdominal similar à da cólica, além de um sangramento que pode não ser muito grande e pode até ser confundido com a menstruação. Algumas vezes, além do sangue, a paciente elimina também outros produtos da concepção.

Coloração e Textura do Sangramento
A presença de coágulos também é muito preocupante, pois significa que o endométrio não está sendo devidamente sustentado, o que é algo perigoso para o primeiro trimestre de gravidez.

Devido ao rompimento das artérias uterinas e descolamento da placenta, o primeiro sinal clínico normalmente é o sangramento vaginal leve a moderado. Comumente, em conjunto com esse sangramento, há a dor abdominal ou nas costas, que também ocorre devido ao descolamento abrupto da placenta do útero.

Havendo sangramento, a pessoa deve procurar assistência médica”, diz o médico. Já o sangramento nasal na maioria das vezes não indica nada mais grave e geralmente é provocado por rompimento de vasos sanguíneos. “Mas é importante que também seja avaliado por um médico”, insiste o oncologista.

Algumas mulheres, sobretudo nos primeiros meses da gravidez, têm pequenas perdas de sangue de cor acastanhada, rosa escuro ou vermelho mais apagado. Muitas vezes, esses escapes são normais e indicam apenas que o seu corpo está sofrendo as alterações (sobretudo hormonais) de uma gestação.

Com uma medicação apropriada (para reposição de progesterona), e também com repouso total da gestante, consegue-se reverter o quadro. Outro problema que pode provocar sangramento é a gravidez ectópica.

Outro aspecto que diferencia o sangramento de implantação de uma menstruação mais leve ou no início é a cor. Normalmente, o sangramento de implantação costuma ser um vermelho mais aguado e amarronzado ou rosado. Apenas uma melequinha que pode vir de leve durante dois ou três dias e então parar.

É possível ainda que o aborto aconteça sem sangramento ou dor e a mulher irá descobrir que a gravidez não está se desenvolvendo ao realizar os exames de pré-natal. Ao observar qualquer sintoma é importante procurar um médico imediatamente (não adianta fazer buscas na internet e tentar consultas virtuais).