Como saber se estou com hemorragia no útero?

Perguntado por: dneves . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.1 / 5 3 votos

O sangramento pode ser leve ou intenso, constante ou com pausas, geralmente não associado a sintomas de tensão pré-menstrual, retenção líquida ou cólicas, embora algumas vezes a paciente relate cólicas devido a passagem de coágulos pelo canal cervical.

Causas do sangramento uterino anômalo

  • Pólipos. ...
  • Adenomiose (quando o tecido endometrial cresce para dentro da parede do útero)
  • Miomas. ...
  • Síndrome do ovário policístico.
  • Quadros clínicos pré-cancerosos (hiperplasia – quando o revestimento uterino está espessado, mas suas células estão normais)
  • Câncer.

Vá a um pronto socorro caso você tenha encharcado 4 ou mais absorventes (ou tampões vaginais – O.B.) em 2 horas ou se estiver com sintomas relacionados ao sangramento. Se você estiver grávida, fale com seu médico imediatamente ou vá ao pronto socorro.

SANGRAMENTO INTENSO: QUANTO É MUITO? Embora os fluxos das pacientes sejam diferentes, entre 30 mL e 80 mL é considerada uma perda de sangue “normal”. Sangramento acima de 80mL a cada período ou menstruação com mais de 7 dias, ou ambos, é considerado um diagnóstico de menorragia.

A hemorragia interna normalmente ocorre devido a lesões de órgãos internos, e não podem ser vistas, mas podem ser percebidas. Alguns sinais, como desmaio, pulso fraco ou acelerado, suores abundantes, palidez e sangue na boca, são importantes para que se desconfie de que a vítima está tendo uma hemorragia interna.

Este quadro pode caracterizar hemorragia menstrual excessiva, um sangramento uterino anormal também chamado de menorragia. O ciclo menstrual normal tem intervalos médios de 28 dias, variando para mais ou menos, e a duração do sangramento varia de 3 a 5 dias.

Havendo sangramento, a pessoa deve procurar assistência médica”, diz o médico. Já o sangramento nasal na maioria das vezes não indica nada mais grave e geralmente é provocado por rompimento de vasos sanguíneos. “Mas é importante que também seja avaliado por um médico”, insiste o oncologista.

Dor abdominal intensa: Se você estiver sentindo dor abdominal intensa, especialmente se for acompanhada de náusea ou vômito, é importante procurar atendimento médico. Fadiga e fraqueza: Se você estiver sentindo fadiga ou fraqueza, especialmente se for acompanhada de palidez, é importante procurar atendimento médico.

Ácido tranexâmico e hemorragia
O tratamento imediato com ácido tranexâmico reduz o risco de morte em 70% em pessoas com sangramento grave, dizem os pesquisadores. No entanto, o início do tratamento rápido é importante, pois mesmo pequenos atrasos estão associados a reduções no benefício.

Embora possa parecer assustador perceber coágulos na menstruação, na maioria das vezes eles são perfeitamente normais. Apesar disso, há sim condições mais raras nas quais a presença de coágulos de sangue pode indicar algo mais grave.

Para diferenciá-las, é importante conhecer os sintomas apresentados pela hemorragia que vão além do sangramento intenso:

  1. Dor e desconforto na região íntima.
  2. Inchaço abdominal.
  3. Coágulos na menstruação.
  4. Cansaço sem esforço proporcional.
  5. Febre.