Quantos dias fica sangrando quando perde o bebê?

Perguntado por: rjaques . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 18 votos

A maioria das pessoas reporta sangramentos intermitentes de alguns dias após ou de até seis semanas após um aborto.

Pode demorar algum tempo antes de começar a sangrar e isto pode continuar por até 3 semanas. Pode ser pesado e você pode sentir dor de cólicas. Se você tem dor ou sangramento muito intenso, pode precisar ser internada em um hospital.

O principal sintoma de aborto é o sangramento vaginal, marrom ou vermelho vivo. Pode começar de forma mais leve ou já abundante. Representa a descamação da parede interna do útero com o saco gestacional implantado.

O exame de ultrassom poderá confirmar a interrupção da gravidez, ao identificar na imagem a falta de batimentos cardíacos e de movimentação do bebê. Pode ser também que o feto não apareça na ultrassonografia, caso já tenha sido eliminado pelo útero materno.

A cor do sangue tem um tom mais rosado ou amarronzado do que em uma perda gestacional. A consistência também é diferente no caso da nidação e não tem coágulos.

O que fazer após perder o bebê? Após confirmar o diagnóstico de um aborto, o médico irá verificar se o feto e a placenta foram expelidos completamente. Caso não haja vestígios, a recomendação é que a mulher fique de repouso até se recuperar.

Curetagem: quando é necessário fazer? A curetagem é eficaz em quase 100% dos casos de aborto retido. Por esta razão, se o tratamento expectante e farmacológico não derem certo e quatro semanas depois do diagnóstico o feto ainda estiver retido, é necessário internar a paciente para realizar a curetagem.

O sangramento de implantação pode acontecer em vários casos e, ao sair em grande quantidade pela vagina, também pode assustar a gestante. Normalmente esse tipo de sangramento acontece em no máximo até 6 semanas de gestação e é perfeitamente normal, porém é bom ficar de olho.

Não existe um tratamento específico para o descolamento do saco gestacional. Na maioria dos casos o sangramento irá parar espontaneamente e em algumas semanas o hematoma retrocoriônico irá desaparecer. O internamento hospitalar não é necessário na maioria das vezes pois o sangramento não é volumoso.

Se a gestação foi interrompida antes de 8 semanas, é bem possível que todo o material gestacional possa ser expelido naturalmente, sem que haja necessidade de fazer curetagem. Chamamos essa decisão de conduta expectante. Podemos aguardar por até 4 semanas pela expulsão espontânea.

O saco gestacional é uma membrana que mede de 2 a 3 mm de diâmetro. Sua principal função é proteger e ajudar no desenvolvimento do bebê durante os primeiros três meses da gravidez. Ele também é a primeira estrutura visível no ultrassom, o que ajuda na hora de confirmar que a mulher está grávida.

Havendo sangramento, a pessoa deve procurar assistência médica”, diz o médico. Já o sangramento nasal na maioria das vezes não indica nada mais grave e geralmente é provocado por rompimento de vasos sanguíneos. “Mas é importante que também seja avaliado por um médico”, insiste o oncologista.

Os níveis de hCG aumentam rapidamente nos primeiros dias de gravidez e, com os métodos laboratoriais mais precisos, podem ser detectados no sangue cerca de oito dias após o dia estimado da concepção. Os testes de gravidez caseiros podem detectar o hCG alguns dias depois na urina, dependendo de sua precisão.

Tal processo também pode ser feito por aspiração de forma manual com a ajuda de uma seringa, através do qual o resíduo é aspirado. Existem casos, ainda, onde se indica o uso dos dois procedimentos para garantir que se retirem os restos ovulares e a placenta.

Algumas vezes é até pedido um resguardo como em um parto normal, ou seja, 40 dias. Pós curetagem, é necessário repouso relativo, sem esforços ou relações sexuais. A recuperação deve ser plena, sem intercorrências desagradáveis.

Recomenda-se repouso de aproximadamente sete dias após o procedimento.