Estou com 2 semanas de gravidez e estou sangrando?

Perguntado por: oferreira7 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 19 votos

Logo no início da gestação é comum ocorrer o sangramento chamado de sangramento de implantação ou nidação, que costuma ser leve e rosado, mas também pode ter cor avermelhada.

Um sangramento vaginal leve na primeira ou segunda semana após a concepção é comum, atingindo até um quarto das mulheres. Chamado de sangramento de implantação, ele ocorre quando a maioria das mulheres não sabe ainda que está grávida.

Todavia, um sangramento mais intenso e na cor vermelho vivo pode indicar uma situação de risco como uma gravidez ectópica (aquela que acontece fora do útero) ou mesmo um aborto espontâneo. Para ter certeza da causa, apenas uma consulta médica!

Outro aspecto que diferencia o sangramento de implantação de uma menstruação mais leve ou no início é a cor. Normalmente, o sangramento de implantação costuma ser um vermelho mais aguado e amarronzado ou rosado. Apenas uma melequinha que pode vir de leve durante dois ou três dias e então parar.

Sangramento no início da gravidez é comum
Cerca de 1 em cada 4 pessoas experimenta escape durante o início da gravidez, geralmente nas semanas 5 e 8 gestacionais — ou seja, cerca de 1 a 4 semanas depois da data esperada da menstruação (1). Esse sangramento às vezes pode ser confundido com uma menstruação leve (2).

Geralmente, o aborto espontâneo vem acompanhado de sintomas como uma dor abdominal similar à da cólica, além de um sangramento que pode não ser muito grande e pode até ser confundido com a menstruação. Algumas vezes, além do sangue, a paciente elimina também outros produtos da concepção.

Com a nidação, ocorre uma pequena descamação da camada endometrial, resultando em um corrimento que pode ser amarronzado ou rosado, em algumas mulheres. Essa secreção pode permanecer por alguns dias, é inodora e não causa desconfortos ginecológicos, como coceira ou ardência.

Mesmo com colo do útero fechado, este sangramento abundante e acompanhado de muitas cólicas pode ser um sinal de que a gravidez não irá à diante por risco de aborto.

Corrimento e cólica são sintomas comuns, principalmente nas primeiras semanas da gestação.

Deve durar entre um e três dias, embora em alguns casos a duração possa ser maior. Mas ele deve logo desaparecer por completo. O sangramento do implante pode também confundir as datas que seu médico pode lhe dar para a data de nascimento estimada, com base no primeiro dia do seu último período menstrual.

Em média, 15 a 25 por cento das mulheres têm sangramentos no início da gravidez. Embora essas pequenas manchas possam pegá-la desprevenida, elas não imitam o fluxo de um período menstrual.

O que pode ter acontecido, segundo a ginecologista e sexóloga Erica Mantelli, são os sangramentos vaginais. É um episódio que pode acometer ao menos uma em cada cinco grávidas, em que ocorre um sangramento nas 12 primeiras semanas de gestação.

– O sangue que pode descer nesse período tem aspecto diferente do de uma menstruação de verdade. Enquanto, na menstruação, o sangue costuma ser mais intenso, avermelhado e com coágulos, o sangue na gravidez vem em menor quantidade, dura menos tempo e tem a coloração mais marrom.