Porque o rosto muda na gravidez?

Perguntado por: dmelo7 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.9 / 5 12 votos

As oscilações hormonais típicas da gravidez aliadas às alterações fisiológicas no corpo da mulher podem favorecer a desidratação da pele e a ocorrência de alterações na sua estrutura e funcionalidade. A pele pode ficar mais fraca e por isso menos elástica e tonificada.

Manchas e melasma
O melasma – caracterizado por manchas escuras na pele – é muito comum durante a gestação. Costuma afetar principalmente o rosto e, de forma geral, tende a desaparecer natural e progressivamente após a gravidez.

Durante a gravidez é comum surgirem manchas e espinhas pelo rosto devido ao aumento de progesterona ,que assim como no couro cabeludo torna a pele do rosto oleosa. Uma dica para tirar a oleosidade da pele é lavar o rosto com água de arroz.

No primeiro mês a gestante não percebe que está grávida. Os sintomas são parecidos com a TPM, porém, mais intensos. Nesta época acontece a liberação de um hormônio chamado HCG e a interrupção da menstruação. É muito comum sentir dores nas mamas e dores abdominais.

Tais modificações são naturais e indispensáveis para que o bebê se desenvolva de maneira saudável. A secreção de hormônios se eleva, os seios se tornam maiores, o quadril se alarga, o rosto fica mais redondo e a barriga aumenta a cada dia o seu tamanho.

Durante a gravidez há mudanças hormonais que direcionam o fluxo sanguíneo para as membranas mucosas e pode inchar temporariamente o nariz.

É importante lembrar, porém, que algumas partes do corpo da mulher ficam naturalmente escurecidas, como o mamilo, a vulva e a linha do meio da barriga. Sendo considerada uma característica fisiológica. A prevenção ainda é a melhor solução para se ver livre de manchas durante a gestação.

Caminhada, natação, alongamento e hidroginástica, por exemplo, são muito indicados para as gestantes. Vale lembrar, que a intensidade dos exercícios dependerão de fatores como: tempo de gestação, histórico de atividade física da grávida, idade da gestante, entre outros.

Continue a leitura para conferir!

  1. Deite-se de maneira a ajudar na circulação. ...
  2. Beba muita água. ...
  3. Pratique exercícios físicos. ...
  4. Use roupas confortáveis. ...
  5. Reduza o consumo de sódio. ...
  6. Faça drenagem linfática.

É normal sentir-se cansada e até exausta nos primeiros meses de gravidez. A fadiga, mesmo a fadiga extrema, é um sinal precoce de gravidez que quase todas as mulheres experimentam no primeiro trimestre. Também é muito normal no terceiro trimestre, afetando cerca de 60% de todas as mulheres grávidas.

Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 15% das mulheres que engravidam acabam não chegando ao fim da gestação. E, 90% desse número perde o seu bebê no primeiro trimestre de gravidez. Por essa razão, ao descobrir que seu bebê está a caminho, tenha calma e paciência por pelo menos 12 semanas, ou seja, 3 meses.