É normal sentir dor no pé da barriga com 4 meses de gravidez?

Perguntado por: loliveira . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.2 / 5 16 votos

As cólicas, dores nas costas e até mesmo uma dor no pé da barriga são comuns.. Até a10ª semana da gravidez, essas dores podem ser hormonais e de expansão do útero. E mesmo quando a gravidez está indo bem, toda gestante tem sua parcela de dores no corpo e incômodos. Então não se preocupe!

Dores “normais” no primeiro trimestre
Qualquer dor abdominal de forte intensidade e persistente, ou que esteja acompanhada de sintomas como, sangramento vaginal, corrimento vaginal purulento, febre, diarreia volumosa, diarreia com sangue, hipotensão, prostração ou vômitos* deve ser avaliada pelo seu obstetra.

Porém, podem ser sinais de alerta. Se for volumoso ou persistente, se apresenta coágulos, se está associado à dor abdominal ou pélvica, ou a contrações uterinas frequentes e intensas, ou se isto acontece em mulheres que já tiveram um aborto espontâneo, a gestante deve procurar imediatamente o seu médico.

A dor no pé da barriga é uma situação bastante frequente na gravidez e acontece principalmente devido à expansão do útero e deslocamento dos órgãos abdominais para acomodar o bebê em desenvolvimento. Assim, é comum que à medida que o bebê cresce, a mulher sinta desconforto e uma dor leve e passageira no pé da barriga.

Com o crescimento do útero que naturalmente ocorre durante a gravidez, o ligamento redondo é estirado, causando um pouco de dor e desconforto. A dor do ligamento geralmente é descrita como uma dor aguda, geralmente aparecendo após a movimentação. Ela acomete desde a parte inferior do abdomen até a virilha.

O descolamento da placenta é uma emergência médica
Um quadro de dor abdominal intensa, acompanhada de hemorragia com coágulos, diminuição dos movimentos fetais ou ausência dos mesmos, fraqueza com sensação de desmaio, palidez, sudorese e taquicardia constituem uma emergência médica.

Como saber se o bebê está bem dentro da barriga com 4 meses? Ultrassonografia Da 20a Semana De Gravidez – Também conhecido como ultrassom morfológico, o importante ultrassom da 20a semana possibilita que seu médico avalie se tudo está OK com você e seu bebê.

O período mais delicado da gestação corresponde da primeira à 12º semana de gestação, justamente o primeiro trimestre sobre o qual falamos neste artigo. Isso porque é nessa fase que ocorre a formação dos órgãos do feto. Ou seja, é quando há maior risco de ocorrerem doenças ligadas a alterações genéticas.

Quando se preocupar com a cólica na gravidez? Muitas gestantes têm medo de abortamento quando sentem dor no baixo ventre, semelhante a uma cólica menstrual. Mas essa é uma queixa comum e que, em geral, passa de forma espontânea. Cólica na gravidez com 6 meses ou em qualquer fase da gestação é normal.

Então, se você notar alguma anormalidade, a dica é deitar-se de barriga para cima, marcando o tempo e contando os movimentos. Caso note que ele está se mexendo menos que 10 vezes, num intervalo de duas horas, procure seu médico. Normalmente, quando está tudo bem, é possível contar 10 estímulos em 30 minutos.

Quais os Sinais de Sofrimento Fetal?

  • Diminuição dos Movimentos Fetais. ...
  • Sangramento Vaginal. ...
  • Presença de Mecônio na Bolsa de Água. ...
  • Cãibras Abdominais Fortes. ...
  • Alteração do Crescimento do Feto. ...
  • Ausculta.

Muitas mulheres têm dor pélvica no início da gravidez. Dor pélvica diz respeito à dor na parte mais baixa do tronco, na área abaixo do abdômen e entre os ossos do quadril (bacia). A dor pode ser aguda ou do tipo cólica (como as cólicas menstruais) e pode ficar indo e voltando.