É verdade que o alho emagrece?

Perguntado por: iprates2 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Embora ainda não existam pesquisas científicas que comprovem o consumo do chá de alho com a perda de peso, sabe-se que o alho é um forte termogênico, segundo estudo. Isso quer dizer que ele aumenta a temperatura corporal e facilita a queima de gordura.

Será que a água de alho emagrece? Em artigo publicado, o bacharel em fisiologia médica e mestre em nutrição do esporte aplicada, Frank Yemi, afirmou que o alho é um ingrediente que pode contribuir com a perda de peso, porém, alertou que não devemos esperar que o alimento opere milagres.

Para se beneficiar do alho, é recomendado uma colher de sopa de alho picado em uma xicarada de água. Ferva a água por cinco minutos. Depois deixe esfriar e coe. O indicado é tomar uma xícara do chá três vezes ao dia.

O consumo frequente de alho também ajuda a diminuir o colesterol, regular a pressão sanguínea, combater fungos e bactérias no organismo e proteger o coração. Uma alimentação balanceada potencializa esses resultados, fazendo todos os alimentos trabalharem em conjunto para o bem do nosso metabolismo.

O alho contribuir para a perda de peso? O alho pode auxiliar no emagrecimento por também ser considerado um alimento termogênico, que ajudam o metabolismo a trabalhar durante o processo digestivo.

Isso acontece porque, de forma semelhante à pipoca, verduras e legumes vão se expandir no estômago, mesmo que eles ofereçam poucas calorias. Além disso, assim como o alho, outros vegetais contêm substâncias que nosso corpo não consegue processar e acabam sendo fermentadas pelas bactérias do intestino, gerando os gases.

Embora ainda não existam pesquisas científicas que comprovem o consumo do chá de alho com a perda de peso, sabe-se que o alho é um forte termogênico, segundo estudo. Isso quer dizer que ele aumenta a temperatura corporal e facilita a queima de gordura.

Ação anti-inflamatória: contribui para a melhora de gripes e resfriados, além de prevenir o câncer de estômago; Ação antimicrobiana, antiviral e antifúngica: devido aos seus componentes, o alho consegue reduzir a capacidade de ação de micróbios, fungos e vírus.

Alho. A recomendação para pessoas com problemas nos rins é que elas consumam pouco sódio, a fim de garantir a saúde dos órgãos. Por isso, o alho é uma excelente alternativa para temperar receitas, como substituto para o sal. Saudável e saboroso.

A alicina permanece por 72 horas no organismo, daí a sensação de ficarmos "conversando" com o alho muito tempo depois de comê-lo.

Quais são os benefícios do alho para a saúde?

  • Combate fungos, bactérias e vírus. ...
  • Previne o câncer de cólon. ...
  • Melhora a imunidade do coração. ...
  • Ajuda a controlar a diabetes. ...
  • Melhora a pressão arterial. ...
  • Reduz o colesterol no organismo.

Alho ajuda no combate à bactéria causadora de infecção intestinal.

De acordo com a nutricionista Aline Barros, “não existe nenhuma comprovação científica de que comer alho antes de dormir faz bem. Dessa forma, para dormir, o indicado é mulungu, camomila e cidreira.”

O extrato de alho também está na lista do que é bom para gastrite, especialmente se a causa da doença for a infecção por H. pylori, pois o alho tem ação antibacteriana.

Quais são os possíveis efeitos colaterais do alho? O único efeito adverso do alho é o cheiro de alho no hálito, no corpo e no leite materno. Todavia, o consumo de grandes quantidades de alho pode provocar náuseas e ardor na boca, no esôfago e no estômago.