É verdade que arroz da diabete?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.9 / 5 8 votos

Apesar de ser uma fonte de carboidratos, que são essenciais para fornecer energia ao corpo, o arroz pode afetar os níveis de glicose de maneira significativa e rápida. Isso ocorre porque ele é convertido em açúcar no sangue com um pico repentino e alto, o que pode dificultar o controle glicêmico para quem tem diabetes.

Importante para nossa saúde de uma forma geral. Portanto, arroz e feijão não são vilões para quem diabetes, apenas precisam ser consumidos de forma balanceada, sem exageros e fazendo boas combinações no prato.

A lista dos alimentos de alto índice glicêmico (absorvidos rapidamente pelo organismo), ou seja aqueles que devem ser evitados, inclui o açúcar, arroz branco, batata inglesa, pão branco, biscoitos, doces, chocolate, massas, etc.

A quantidade recomendada deste arroz deve ser de 2 colheres de sopa por pessoa porque essa quantidade ainda contém cerca de 160 calorias. Assim, quem deseja emagrecer não deve exagerar no consumo de arroz, porque apesar deste ser integral, também contem calorias, que em excesso favorecem o ganho de peso.

O arroz integral é extremamente benéfico para pessoas com diabetes e hipertensão. Ele possui um baixo índice glicêmico, que reduz os picos de insulina e ajuda na estabilização dos níveis de açúcar no sangue. E ainda melhor que o arroz integral, é o arroz integral orgânico!

Sim, é possível comer carboidratos se você tem diabetes. No entanto, é importante escolher carboidratos complexos, como grãos integrais, e consumi-los em porções controladas. Evite carboidratos refinados, como pão branco, arroz branco e macarrão branco, que podem aumentar rapidamente seus níveis de açúcar no sangue.

Atividade física extra; Efeitos colaterais de alguns medicamentos; Falhar uma refeição ou um lanche; Ingestão de bebidas alcoólicas.

A especialista explica que incluir fibras solúveis nas refeições, como chia e linhaça, é uma ótima forma de reduzir a quantidade de açúcar no sangue. “Essas fibras possuem o benefício de englobar o bolo alimentar, retardando a absorção da glicose e evitando o pico de liberação de insulina.

maçã

De acordo com um estudo publicado no International Journal of Pharma and Bio Sciences, comer uma maçã por dia, em jejum, tem um impacto significativo na diminuição dos níveis de glicose, como também no colesterol LDL e nos níveis de gordura.

MELANCIA

1 MELANCIA
A melancia contém um alto teor de frutose, o que pode elevar os picos de açúcar no sangue, sendo prejudicial a saúde de quem tem diabetes e glicose alta.