É possível ser fiador de si mesmo?
Resposta: Veja as seguintes matérias: O LOCATÁRIO PESSOA FÍSICA OU O PROPRIETÁRIO DE FIRMA INDIVIDUAL NÃO PODE SER FIADOR DE SI MESMO MAS PODERÁ SÊ-LO QUANDO HOUVER MAIS DE UM LOCATÁRIO (FIANÇA RECÍPROCA) OU SE FOR SÓCIO DE PESSOA JURÍDICA LOCATÁRIA.
O que é um fiador próprio
É a pessoa que garante o pagamento da dívida, caso o devedor principal não pague ao credor.
Sou autônomo posso ser fiador
Pode ser um fiador de aluguel qualquer pessoa física ou jurídica, desde que possua renda líquida superior a 3 vezes o aluguel mais os encargos da locação, como condomínio e IPTU. Além disso, ao menos um dos fiadores deve possuir patrimônio que deve ser, de preferência, um imóvel quitado.
Quando não se pode ser fiador
Podem ser fiadores todos aqueles que são maiores ou emancipados e estão com direito à livre disposição dos seus bens. O cônjuge, sem outorga uxória, não poderá ser fiador, seja qual for o regime de bens do casamento. Em não havendo a outorga uxória, o ato é anulável.
O que pode substituir o fiador
Aluguel sem fiador: conheça as opções para não perder tempo
- Caução.
- Seguro-fiança.
- Fundos de investimento.
- Título de capitalização.
- CredPago.
O que a Bíblia diz sobre ser fiador
Ser fiador implica responsabilizar-se pela dívida de outra pessoa caso esta não pague. A Bíblia alerta que a dívida é perigosa e pode ser destrutiva na nossa vida (veja aqui este assunto). Portanto, assumir uma dívida de outra pessoa, pode não ser sábio.
Pode sujar o nome do fiador
Resposta: Não havendo discussão judicial e restando dívidas da locação, poderão ser negativados no SPC os fiadores e locatários.
Qual é a diferença entre avalista e fiador
Responsabilidade na execução da dívida: o avalista pode ser cobrado ao mesmo tempo que a pessoa contratante do crédito, enquanto o fiador só é acionado se já foram esgotadas possibilidades do contratante honrar a dívida.
O que o fiador precisa comprovar
Se o fiador for pessoa física, é necessário apresentar os seguintes documentos para cada fiador e seu cônjuge: Ficha cadastral preenchida e assinada; Documentos de identidade (RG, CPF); Comprovante de residência; Comprovante de renda superior a 3 vezes aluguel e encargos; Declaração do último Imposto de Renda; Cópia da ...
Quem tem fiador precisa comprovar renda
Comprovante de Estado Civil: Certidão de Casamento ou Certidão de Nascimento (Atualizada) Comprovante de Residência – Atualizada (Luz, Telefone e Água) Comprovante de Renda (Imposto de Renda, Holerite e, em último caso, a carta do contador).
Pode usar 2 fiadores em um contrato
A modalidade de fiança deve ser única, mas o numero de fiadores não tem limite.
Quais as regras para ser um fiador
Afinal, quem pode ser fiador?
- ter mais de 21 anos,
- possuir um imóvel quitado e livre de ônus, comprovando essa situação,
- não possuir pendências financeiras junto ao SERASA ou SPC,
- se casado, deverá apresentar a certidão de casamento,
- possuir renda três vezes maior do que o valor do aluguel.