É possível fritar na água?

Perguntado por: epinheiro . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.7 / 5 13 votos

Você já teve a péssima ideia de pingar água em uma frigideira cheia de óleo quente? Caso tenha feito isso, você deve ter lembranças ruins, já que pode ter causado uma espécie de explosão e diversas queimaduras. Porém, o youtuber acima mostrou que é possível, sim, fritar a água!

Existem inúmeras receitas das quais ele faz parte justamente em razão da sua versatilidade. Mas é bom saber que não há só uma maneira de fritá-lo! É possível, sim, fritar ovos na água por meio de vários métodos diferentes: alguns mais elaborados e outros bem simples.

Você pode ainda simplesmente substituir o óleo por opções mais saudáveis e simples como a água. É isso mesmo, uma das coisas mais elementares do planeta pode ser a solução. No caso da fritura de um ovo, por exemplo, basta colocar um pouco de água na frigideira, esperar ela começar a ferver e aí põe o alimento.

Fritar (por imersão)
Consiste em mergulhar o alimento em grande quantidade de gordura, em tachos, woks ou fritadeiras elétricas. “O importante é que a quantidade de óleo cubra o alimento”, ensina o professor. O ideal é que a temperatura esteja em 180°.

Manteiga. Assim como o azeite, a manteiga também pode substituir o óleo na hora de fritar algum alimento. O grande benefício da manteiga, é que ela é um dos itens de cozinha que sempre temos na geladeira, então, na hora do aperto pode te salvar.

E a grande revelação: para substituir o óleo na hora de fritar você pode usar sal! Isso mesmo, sal, aquele de cozinha normal que a gente usa para temperar as coisas.

Mas, afinal, como funciona a Air fryer? A Air fryer é, basicamente, um mini forno de convecção que cozinha os alimentos com ar quente. Nela o alimento é cozido usando sua própria umidade. Por isso, dispensa o uso de gordura e é capaz de manter o sabor e as propriedades dos ingredientes.

O melhor óleo para fritura é o de coco
Estudos mostraram que, mesmo após oito horas de fritura contínua a 180 ° C, sua qualidade não se deteriora. Mais de 90% dos ácidos graxos do óleo de coco são saturados, o que o torna muito resistente ao calor.

Existem dois tipos básicos de fritura, a chamadas frituras rasas ou superficiais - feitas com uma pequena quantidade de óleo ou gordura em uma frigideira - e as frituras por imersão, que consistem em mergulhar o alimento em uma grande quantidade de óleo em alta temperatura.

É melhor usar óleo vegetal, pois o ponto de fumaça dele é maior que o da manteiga, ou seja, queimaria menos rápido e aguentaria temperaturas um pouco superiores.

Portanto, o azeite pode ser usado para refogar ou assar os alimentos em temperaturas moderadas, mas não é indicado para frituras em imersão ou em altas temperaturas. Já o óleo vegetal pode ser usado para frituras mais intensas, mas deve-se evitar reutilizá-lo ou deixá-lo queimar.