O que é colocado na água com gás?

Perguntado por: ufigueiredo4 . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.5 / 5 11 votos

A água é retirada da fonte e armazenada em reservatórios de aço inox. Neste ambiente a água passa por um processo chamado desairador, onde se tira todo o oxigênio de sua composição e o gás carbônico é acrescentado no lugar, deixando a água gaseificada para consumo.

Além de ser tomada na sua versão natural, a água com gás pode ser uma forma saudável de substituir o refrigerante, através da sua aromatização. Utilizar limão, raspas de laranja, hortelã e gengibre, por exemplo, podem ser ótimas formas de tornar a bebida mais saborosa e facilitar o consumo de água ao longo do dia.

Água gaseificada (ou água com gás) é água que contém dióxido de carbono (CO2) dissolvido, que é injetado artificialmente sob pressão ou decorrente de processos geológicos naturais. A carbonação causa a formação de pequenas bolhas, o que confere à água a qualidade de efervescente.

dióxido de carbono

O gás da água com gás é o dióxido de carbono, o CO2, conhecido como gás carbônico. Na maioria das regiões, ele é inserido artificialmente na água mineral.

Beber água com gás pode fazer mal para o estômago? A água com Gás - possui um pH um pouco mais ácido (5 - 6) do que a água mineral (pH 7 neutro). Pessoas portadoras de problemas como gastrites crônicas ou duodenites poderão irritar a mucosa gástrica se consumirem muita água com gás.

Água com gás contém mais sódio? MITO. O processo de gaseificação da água não contempla a adição de sódio. A quantidade de sódio varia de acordo com as diferentes marcas de água mineral.

Não faz mal, segundo Juliana Malafaia, nutricionista da Alice. “Ela é uma água normal e uma opção muito melhor para substituir bebidas açucaradas. E não tem contraindicações. Pessoas com problemas gástricos, especialmente gases ou arrotos em excesso, podem sentir uma leve piora do quadro, mas nada além disso”, explica.

A água com gás costuma contar com um pH abaixo da média considerada ideal para o corpo humano, que é 7. Essa característica torna a bebida mais irritável para quem já apresenta problemas estomacais. Nesses casos, prefira águas com gás com pH igual ou superior a 7.

“O ideal é que o consumo de bebidas, independentemente de qual seja, não seja feito durante as refeições. Mas, caso seja, o recomendado é que não ultrapasse 150 mL, o equivalente a ¾ do copo americano.” orienta Tati.

E essa bebida é feita da mistura da água com gás com uma planta chamada quinino. Daí é esse ingrediente que deixa ela com gosto amargo.

A forma mais simples de adicionar dióxido de carbono na água é usar um equipamento que difunda o gás de forma constante. Há métodos naturais com levedura e suplementos que são efetivos para aquários pequenos e médios, mas num tanque grande com muitas plantas convém instalar um equipamento profissional.

De acordo com a Sociedade Brasileira de Pneumologia e Tisiologia (SBPT), quando inalado, as moléculas de monóxido de carbono se ligam à hemoglobina presente no sangue. Isso dificulta a circulação e distribuição do oxigênio – essencial para vida humana – no corpo. É uma morte por asfixia.

A água com gás faz bem para a saúde, pois a substância hidratante, contém os mesmos micronutrientes que a água natural. A diferença entre a água mineral mais comum e a água com gás é a adição do CO2 (gás carbônico) nesta última, um gás inerte é eliminado do corpo logo após a ingestão.

Água com gás faz mal aos rins? Não, pelo contrário. A ingestão de água com gás estimula a hidratação, assim como a água mineral e, por isso, faz com que os rins funcionem melhor.

Apesar de na água mineral com gás ser adicionado o mesmo gás que nos refrigerantes, o CO2, mais nenhum outro componente é adicionado, por isso a água com gás não tem calorias e proporciona os mesmos benefícios que água sem gás.