É possível desenvolver doença celíaca?

Perguntado por: amoura . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 2 votos

VERDADE. É possível desenvolver doença celíaca em qualquer idade, inclusive na terceira idade.

A “crise celíaca” se caracteriza por diarreia aquosa explosiva, distensão abdominal importante, hipotensão, letargia e desidratação com grave associação de distúrbios eletrolíticos, em especial hipopotassemia.

Após suspensão do glúten da dieta, a recuperação da mucosa inicia-se imediatamente, mas o tempo para o total restabelecimento anatômico da mucosa leva vários meses (1 a 2 anos em média). Qual segmento do intestino é mais atingido na Doença Celíaca?

Enquanto a doença celíaca provoca uma reação exagerada do sistema imunológico ao glúten, a intolerância ao glúten não-celíaca é apenas uma sensibilidade à proteína.

Classificações da Doença Celíaca

  • DC clássica. Apresenta-se com sinais e sintomas de má absorção: diarreia, esteatorreia, insuficiência de crescimento ou perda de peso. ...
  • DC extraintestinal ou não clássica. Apresenta-se sem sinais e/ou sintomas de má absorção. ...
  • Subclínica. ...
  • Potencial. ...
  • Latente.

A detecção é por exame de sangue
Hoje em dia, os celíacos podem ser diagnosticados por exames precisos. Um deles é o tTG, que rastreia o anticorpo da transglutaminase tecidual, uma proteína frequentemente encontrada no sangue de pessoas com doença celíaca.

Os sintomas clássicos são: diarreia, dor abdominal, perda de peso, sensação de estufamento abdominal, anemia, osteopenia e/ou osteoporose.

Doença celíaca é uma doença autoimune causada pela intolerância ao glúten, uma proteína encontrada no trigo, aveia, cevada, centeio e seus derivados, como massas, pizzas, bolos, pães, biscoitos, cerveja, uísque, vodka e alguns doces, provocando dificuldade do organismo de absorver os nutrientes dos alimentos, vitaminas ...

Exames de sangue ajudam na triagem da doença celíaca
Os exames utilizados para triagem são os anticorpos Antitransglutaminase tecidual IgA (anti-TTG) ou Antiendomísio IgA, que são específicos para doença celíaca. É preciso apenas um deles, não é necessário solicitar os dois.

O melhor exame inicial para o diagnóstico é a pesquisa de anticorpos IgA contra a transglutaminase tecidual. Se o resultado for positivo em paciente com suspeita clínica, é provável que o paciente tenha doença celíaca.