O que a artrite reumatoide pode causar no pulmão?

Perguntado por: oreal . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 4 votos

As manifestações podem ser variadas e incluem infiltrados pulmonares intersticiais, comprometimento pleural, nódulos pulmonares únicos ou múltiplos, distúrbios das vias aéreas centrais e periféricas, doenças do leito vascular, toxicidade pulmonar por drogas utilizadas no tratamento e infecções secundárias.

Anormalidades nos pulmões e na pleura, que é uma membrana que reveste os pulmões, são comuns na artrite reumatoide, mas muitas vezes não resultam em sintomas significantes. Quando presentes, os sintomas podem representar diferentes doenças. A doença intersticial pulmonar é a manifestação mais comum.

Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, calor e vermelhidão; as articulações mais comumente atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.

A artrite reumatoide (AR) é uma doença inflamatória crônica e multissistêmica de etiologia desconhecida e multifatorial. O processo inflamatório ocasionado pela AR pode causar manifestações extra-articulares e pode haver comprometimento pulmonar, com impactos significativos na morbidade e mortalidade.

O aparecimento de doença pulmonar (Fibrose Pulmonar) e da Artrite Reumatóide parece ser mais comum em homens do que em mulheres (na taxa de 3 homens/1mulher), principalmente naqueles cuja doença reumática tem começo tardio.

A artrite reumatoide pode também gerar complicações nos pulmões, ocasionando falta de ar ou tosse crônica, comprometendo o funcionamento deste órgão.

Fique atento:

  • Dor, inchaço e aumento da temperatura nas articulações.
  • Rigidez matinal, que pode durar horas.
  • Caroços firmes de tecido sob a pele em seus braços (nódulos reumatoides)
  • Fadiga, febre e perda de peso.

Além das articulações, a artrite reumatoide pode ter processo inflamatório sistêmico e afetar olhos, coração e pulmões. Considerada uma das principais doenças reumáticas, a artrite reumatoide pode acometer mais do que as articulações do paciente.

Os principais sintomas são, dor, inchaço, rigidez nas juntas e caroços sob a pele. A inflamação pode entupir artérias e causar infarto e AVC. Afeta também a saúde dos olhos, nervos e pulmões. O diagnóstico precoce é essencial para tratar e controlar o avanço da doença, e a Pulsus pode cuidar de você.

Como exemplos de Colagenoses que podem acometer o pulmão as mais conhecidas são o Lúpus Eritematoso Sistêmico e a Artrite Reumatóide, porém outras como a Esclerose Sistêmica, a Polimiosite, a Doença Mista do Tecido Conjuntivo e a Síndrome de Sjögren também podem se manifestar com a forma pulmonar da doença.