Como aliviar a dor da displasia de quadril?

Perguntado por: atorres . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.7 / 5 3 votos

O tratamento medicamentoso para displasia canina baseia-se na administração de fármacos opióides ou anti-inflamatórios não esteroidais (AINES). O objetivo é controlar a dor e o desconforto articular.

Qual o melhor tratamento para displasia no quadril
Dessa forma, normalmente é indicado o uso do suspensório de Pavlik, em bebês até o sexto mês de vida, cuja função é manter os joelhos voltados para frente e para cima em direção ao tórax.

4.1 Gabapentina. Ajuda a tratar distúrbios da dor ligando-se a neurônios hiperativos, fazendo com que eles disparem com menos frequência. Isso reduz a transmissão de sinais de dor, é provavelmente a segunda medicação tradicional mais comumente prescrita para a displasia em cães (atrás dos AINEs).

Os anti-inflamatórios não esteroidais (AINEs) como a nimesulida e o diclofenaco de potássio, por exemplo, são geralmente drogas de primeira escolha, devido ao comprovado efeito no alívio da dor na osteoartrite.

Alívio da dor no quadril
Se a dor no quadril for causada por uma distensão muscular ou tendinosa, osteoartrite ou tendinite, geralmente você pode aliviá-la com um analgésico de venda livre, como paracetamol, ou um anti-inflamatório não esteroidal, como ibuprofeno ou naproxeno.

Gelo. A aplicação de gelo ou compressa fria no quadril dolorido pode ajudar a reduzir a dor e o inchaço local.

ligeiramente em direção ao peito, evitando mal jeito. Dica importante: opte por um travesseiro mais firme. ↪️ Evite dormir de cabeça pra cima ou de bruços.

Seja qual for o tratamento para displasia, de maneira geral, todos eles envolvem algumas mudanças no estilo de vida do pet, que pode precisar de exercícios físicos supervisionados, suplementação com condroprotetores e alterações na alimentação (para perda de peso) e no ambiente (com pisos antiderrapantes).

Diagnóstico e tratamento da displasia
“Além disso, o radiologista também consegue avaliar o grau de displasia e de lesão da articulação, como artrose secundária”, esclarece o Dr. Felipi. A displasia não tem cura e o tratamento vai depender do estágio da doença e da idade do pet.

O preço médio da cirurgia pode variar entre R$2000,00 e R$4000,00.

Analgésicos opioides

  • Morfina.
  • Codeína.
  • Meperidina.
  • Fentanil.
  • Oxicodona.
  • Propoxifeno.
  • Hidrocodona.
  • Tramadol.

Existe alguns medicamentos que pode ser utilizados para dor no quadril, entretanto é importante uma avaliação e prescrição médica para evitar efeitos colaterais indesejados. Analgésicos simples, como por exemplo: dipirona e paracetamol. Relaxantes musculares, como por exemplo: carisoprodol e ciclobenzaprina.

Caso seja bursite no quadril, o tratamento inclui anti-inflamatórios e aplicação de compressa de gelo na região para alívio da dor. Vale também diminuir a sobrecarga dos treinos e até pará-los por um tempo.

Alongamentos e massagens. Chás anti-inflamatórios: chá de dente-de-leão, chá de cúrcuma, chá de gengibre, chá de hortelã e chá de erva-doce. Realizar compressas geladas e quentes. Não ficar muito tempo em uma única posição.

Quando a dor no quadril pode ser preocupante? Ao sofrer um trauma ou quando a dor é muito forte, repentina, duradoura e limitante, é fundamental procurar um médico. Além de impossibilitar a realização de movimentos simples, a dor atrapalha a rotina e afeta o bem-estar do paciente.

O melhor alongamento para flexores do quadril pode ser realizado de maneira bastante simples. Para isso, ajoelhe-se com um dos joelhos e mantenha o outro joelho dobrado. Contraia o abdômen e os glúteos, projetando o quadril para frente, mas mantendo a pelve bem nivelada. Sinta alongar a parte da frente da coxa.