Como identificar uma distensão?

Perguntado por: upires . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.1 / 5 14 votos

Quais os sintomas de distensão?

  1. dor intensa que impede a realização de movimentos;
  2. hematoma no local afetado pela distensão;
  3. inchaço e calor no local afetado;
  4. fraqueza muscular;
  5. dificuldade de se movimentar ou de alongar aquele determinado local.

Os sintomas da distensão muscular incluem, principalmente, dor e dificuldade de mover o músculo lesionado, que pode ser pior dependendo do grau. Por exemplo, se for de primeiro grau, você pode estar com a área sensível e os músculos tensos. Mesmo assim, você poderá continuar suas atividades.

O tempo de recuperação varia de 4 a 6 semanas. Necessita de reabilitação intensa por períodos de até quatro meses. O paciente pode permanecer com algum grau de dor por meses após o tratamento da lesão.

O estiramento muscular pode ser classificado em três tipos:

  • Grau I: estiramento de até 5% das fibras musculares. ...
  • Grau II: lesão de 5% a 50% das fibras musculares. ...
  • Grau III: lesão de mais de 50% das fibras musculares com importante perda da função e presença de um defeito palpável.

Distensão muscular aguda: quando o rompimento acontece de forma bastante intensa e repentina, causada por um fator isolado;¹ Distensão muscular crônica: desenvolvida de forma gradual, ou seja, ocorre quando fazemos algum tipo de exercício repetitivo por um longo período. ¹

Mas, começando pelas principais diferenças, a de uma lesão é sobre o tempo, uma dor muscular pode desaparecer em até 72 horas, já a lesão pode perdurar por muito mais tempo.

A distensão afeta especificamente os tendões e a junção músculo-tendínea, que são as ligações entre um músculo e um tendão. Já o estiramento muscular ocorre após o músculo ser alongado além do seu limite, as fibras presentes no músculo sofrem lesões e causam dor e uma sensação de estalido.

Os anti-inflamatórios tópicos (AINEs) são seguros e eficazes para o alívio da dor musculoesquelética em adultos, sendo utilizado para tratamento de dores agudas e crônicas. Os AINEs mais utilizado na dor aguda incluem o diclofenaco, ibuprofeno, cetoprofeno e o piroxicam.

Ao contrário do estiramento, as contraturas não geram lesão na fibra muscular. O ESTIRAMENTO geralmente ocorre em uma situação de alongamento excessivo do músculo, muito comum durante as práticas esportivas, tendo 3 graus de variação de acordo com a gravidade.

Compressas de gelo e repouso podem ajudar na recuperação da dor muscular. A distensão muscular é caracterizada pelo rompimento... Compressas de gelo e repouso podem ajudar na recuperação da dor muscular.

A lesão caracteriza-se por dor muscular local, que piora ao esforço e também pode apresentar equimose. É comum acontecer durante a prática de atividades esportivas. Distensão muscular é uma lesão na junção músculo-tendínea, também causada por um alongamento excessivo.

A Ultrassonografia Musculoesquelética é geralmente o primeiro exame a ser solicitado, sendo utilizado para o diagnóstico das lesões musculares e articulares. Trata-se de um método rápido, disponível, com baixo custo e altamente eficaz no diagnóstico.