Porque artrite reumatoide é uma doença Auto-imune?

Perguntado por: dsoares . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.5 / 5 13 votos

A causa da artrite reumatoide é desconhecida. É uma doença autoimune, o que significa que o sistema imunológico do corpo ataca os tecidos saudáveis por engano. Infecções, genes, mudanças hormonais e fatores ambientais, como o cigarro, podem estar relacionados com a doença.

Além das articulações, a artrite reumatoide pode ter processo inflamatório sistêmico e afetar olhos, coração e pulmões. Considerada uma das principais doenças reumáticas, a artrite reumatoide pode acometer mais do que as articulações do paciente.

As causas do reumatismo estão relacionadas a fatores genéticos. No entanto, a artrite reumatóide pode ser causada por infecções virais e bacterianas, já que os vírus e bactérias podem desencadear um desequilíbrio no sistema imunológico quando caem na corrente sanguínea.

Os sintomas mais comuns são dor, inchaço, calor e vermelhidão; as articulações mais comumente atingidas são as das mãos, pés, punhos, cotovelos, joelhos e tornozelos.

O que piora a artrite reumatoide? Alguns fatores, como estresse, ansiedade, esforço físico excessivo, sono desregulado, fumar, excesso de peso ou infecções, podem piorar a artrite reumatoide, levando ao surgimento de crises e piora dos sintomas.

Ainda não há cura para a artrite reumatoide, mas existem diversos tratamentos capazes de aliviar as crises e dores. Alimentação e artrite Como já falamos, a alimentação é um fator primordial para aliviar as dores.

A leflunomida é quase tão eficaz quanto o metotrexato. Esses medicamentos são administrados por via oral. Metotrexato pode ser administrado por via oral ou por injeção sob a pele (via subcutânea). Prednisona e prednisolona podem reduzir a inflamação rapidamente.

Álcool e tabagismo
O tabagismo pode piorar os sintomas da doença e tornar o tratamento mais difícil. Além disso, tanto o tabagismo como a inflamação crônica causada pela artrite aumentam o risco cardiovascular, ou seja de infarto agudo do miocárdio e acidente vascular cerebral (derrame).

Piores alimentos para artrite reumatoide
Gordura saturada - presente em produtos industrializados, carne vermelha e laticínios integrais, agravam o processo inflamatório da doença.

A doença também acomete órgãos como pele (nódulos reumatoides), olhos (uveíte), pulmões (pneumonite), glândulas salivares e lacrimais (síndrome de Sjögren), pode gerar manifestações hematológicas (anemias), atingir o sistema neurológico periférico (neuropatias), cardíaco, hepático ou renal (amiloidose).

Há quem tenha a artrite psoriásica na forma mais grave, quando várias articulações são comprometidas, enquanto outras podem ter sintomas leves em uma ou duas articulações. A artrite psoriásica pode atingir as articulações de apenas um lado ou ambos os lados do corpo.

Quem sofre de artrite reumatoide pode ter direito a auxílio-doença, aposentadoria por invalidez ou benefício assistencial.