O que o glúten pode causar?

Perguntado por: amendes . Última atualização: 26 de setembro de 2023
4.9 / 5 15 votos

São sintomas desencadeados pela ingestão de glúten (especialmente o trigo), como: desconforto/dor e distensão abdominal, gases, diarreia (que podem acontecer também em outra entidade, a síndrome do intestino irritável), dor de cabeça e dores musculoesqueléticas, sonolência, fadiga.

O glúten não faz mal à saúde. Não há qualquer pesquisa, estudo ou mesmo testes científicos conclusivos que indiquem que o glúten – elemento encontrado em cereais como trigo, cevada e centeio – prejudique o desenvolvimento ou funcionamento do organismo de indivíduos normais e saudáveis.

Intolerância ao glúten: quais são os sintomas?

  1. Desconfortos abdominais ou sensação de estufamento;
  2. Excesso de gases;
  3. Fraqueza;
  4. Diminuição do apetite;

O glúten é o principal componente proteico do trigo e ele pode ser tóxico para os celíacos, para quem tem sensibilidade ao glúten e para quem tem alergia ao trigo. Isso porque o glúten causa uma inflamação crônica na mucosa do intestino delgado.

Quando comemos alimentos que contêm glúten, eles ativam uma proteína chamada Zonulina, que é a responsável pela regulação das junções apertadas do intestino. Essa Zolunina, quando liberada, dilata essas junções e permite que partículas maiores e toxinas cheguem à flora intestinal, aumentando a inflamação.

Beba bastante água. Hidratando o seu corpo, mais rapidamente você amenizará os sintomas. Não só por que ocorre uma "diluição" do glúten, no seu estômago e intestinos, diminuindo a sensação de mal-estar, quanto ajudará o seu corpo a se manter hidratado após episódios de diarreia e/ou vômitos.

Podem ocorrer dores abdominais em cólicas, diarreia ou constipação intestinal, vômitos, distensão abdominal (inchaço), flatulência, fezes bastante fétidas e que boiam no vaso sanitário, anemia, fadiga, perda de peso, osteoporose, carência de certas vitaminas, intolerância à lactose, perda da capacidade de concentração, ...

Características e tempo
Por conta disso, enquanto alimentos que não contém glúten precisam de cerca de 18 horas para serem digeridos por completo, aqueles que são ricos em glúten levam 26 horas em média.

Entre os exames necessários para diagnosticar a Intolerância ao Glúten está o Celia Test, que analisa os cromossomos DQ2 (associado à doença em 90% dos casos) e DQ8 (associado em 6% dos casos). Além deles, testa-se o Anti-endomisio, Transglutaminase tecidual, e Gliadina.

Em pessoas com doença celíaca, cortar o glúten da dieta não é uma simples escolha, mas uma real necessidade. Em celíacos, a ingestão dessa proteína – encontrada em grãos como trigo, centeios e cevada – danifica o revestimento do intestino delgado e pode interferir na absorção dos nutrientes.

“Depende”, pondera a nutricionista do HCor. “Do ponto de vista da fisiologia, tirar o glúten da dieta não faz mal, mas é preciso substituí-lo por alimentos variados, com um bom valor nutricional, afim de evitar o desfalque de nutrientes importantes para a saúde”.

Geralmente, os doentes celíacos apresentam uma elevação nas taxas de enzimas hepáticas. Essas taxas voltam ao normal logo após o início da dieta sem glúten. Contudo, a doença celíaca também está relacionada à causa da doença hepática gordurosa e da insuficiência hepática grave.

Por isso, o consumo de ovos é uma boa opção para quem segue uma dieta sem glúten, já que ele não contém essa proteína específica em sua composição.

O motivo dessas preparações estarem na lista de alimentos que estufam a barriga é que o trigo contém uma proteína chamada glúten. Dessa forma, quem tem a doença celíaca ou sensibilidade ao glúten, tem grandes problemas digestivos. Os principais sintomas são inchaço, gases, diarreia e dor de estômago3.

Na maioria das vezes, os alimentos que contém a substância são altamente calóricos, ricos em gorduras e carboidratos, como pizza e biscoitos. Portanto, ao cortar o glúten, você está por consequência eliminando também todos esses alimentos da sua dieta. Isso sim faz toda a diferença.

Café não tem glúten. Por isso, os celíacos que amam café podem suspirar aliviados!