É mais fácil passar no vestibular ou no Enem?

Perguntado por: upaiva . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.5 / 5 4 votos

Não existe uma definição capaz de atestar o vestibular como mais fácil que o Enem ou o contrário. O indicado é o estudante avaliar os aspectos de cada processo seletivo e optar pelo mais conveniente para atingir seus objetivos.

O vestibular é um meio de ingresso ao ensino superior mais tradicional e é encarado com muita seriedade por quem pleiteia uma vaga. Já o Enem serve para uma avaliação geral do nível de ensino e também pode ser usado como forma de ingresso nas universidades de todo o Brasil.

É perfeitamente possível fazer os dois exames, uma vez que o conteúdo avaliado é praticamente o mesmo. As provas do Enem costumam ser aplicadas no final de outubro ou começo de novembro, um pouco antes das provas de vestibular de verão em muitas universidades brasileiras.

Vantagens Vestibular
A maior vantagem que os vestibulares oferecem é o tempo e a maior garantia de vagas nas universidades e nos cursos de interesse do estudante. Outro ponto positivo é que eles podem oferecer bolsas de cursos que não se enquadram nos programas mencionados anteriormente, como ProUni e Sisu.

Desvantagens: Algumas escolas da rede pública provavelmente têm computadores defasados. A internet pode cair no meio da aplicação da prova. Pode haver mais brechas para fraudes nos primeiros anos.

O professor de física do Colégio e Curso PH Francisco Schueller diz que, considerando sua área de concentração, 2015 teve o Enem mais difícil dos últimos anos. A justificativa apontada por Schueller é que as perguntas teriam sido mais conteudistas.

Universidades federais que não fazem mais vestibular
Conheça algumas universidades públicas federais que substituíram totalmente o vestibular pelo Sisu como forma de ingresso de novos alunos: Universidade Federal do ABC (UFABC) Universidade Federal de Itajubá (UNIFEI) Universidade Federal de Pernambuco (UFPE)

O vestibular do ITA (Instituto Tecnológico da Aeronáutica), o mais difícil do país, terminou ontem. Este ano o exame teve um índice geral de abstenção de 15%.

Estudar em faculdade particular é mais fácil
De fato, em alguns cursos vemos uma dificuldade maior em obter aprovação no vestibular em universidades públicas. Entretanto, em muitas faculdades particulares, também não é tão simples ser aprovado. E, ainda que seja, isso não deve ser visto como uma desvantagem.

Nos vestibulares, a redação é aplicada junto a outras provas. Isso significa que, além de ter que fazer um texto impecável, você terá outras questões para resolver em um limitado espaço de tempo. Por isso é bom praticar seus textos com um relógio do lado. O ideal é conseguir fazer todo o processo em uma hora ou menos.

Dá para acumular pontos no Enem? Infelizmente, não. Todos os processos seletivos que usam a nota do Enem aceitam o desempenho de uma única edição.

Um aluno pode ser aprovado no vestibular antes de concluir o Ensino Médio. Mas, ele precisa conseguir essa formação básica por meio de outra instituição. Afinal, para se matricular em uma faculdade, exige-se esse certificado. Entra, nesse caso, o famoso “supletivo”, o qual vai salvar esses estudantes.

Cada instituição tem seu próprio vestibular, que é feito a partir de uma ou mais provas. Para participar, o candidato, ou também chamado de vestibulando, deve fazer sua inscrição, pagar a taxa (caso houver), se preparar e ir até o local, dia e horário marcado para fazer o vestibular.

Na verdade, não há um limite de vestibulares que se pode prestar. Ou seja, o aluno pode fazer quantos quiserem.