Quantas faculdades pode colocar no Enem?

Perguntado por: iveiga . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.4 / 5 10 votos

O SiSU recebe inscrições de interessados de qualquer parte do País, que tenham feito o Enem. O processo de inscrição para o SISU é virtual. Cada candidato pode escolher até duas opções entre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do SiSU, sempre sendo a primeira a sua preferência.

Qualquer pessoa que tenha concluído o ensino médio e seja aprovada em um processo seletivo para cursar uma graduação pode fazer faculdade e não há limite de quantas faculdades alguém pode fazer ao longo da vida.

Algumas faculdades aceitam a nota do Enem em substituição ao vestibular tradicional vestibular. O bom é que o aluno não precisa fazer outra prova para conseguir uma vaga. Mas é importante verificar com a universidade se só a edição mais recente é aceita ou se é possível utilizar a nota de provas anteriores.

Pela lei, você só pode fazer duas faculdades simultaneamente nos seguintes casos: Cursando uma faculdade em uma universidade pública e o outra em universidade privada; Fazendo os dois cursos em uma universidade privada.

Além disso, é possível fazer mais de uma prova. Se quiser testar seus conhecimentos ou tentar uma nota melhor, é só se inscrever no ano seguinte. Não há limites de vezes para realizar a prova, mas é necessário pagar a taxa de inscrição em todas elas.

A nota do Enem garante Bolsas de Estudo
Com 500 pontos no Enem, você já pode concorrer a uma bolsa e garantir sua chance de estudar em uma boa universidade, com mensalidades bem mais em conta.

700 a 750 pontos: Administração, Odontologia, Enfermagem, Arquitetura, Ciências Contábeis, Nutrição e Comunicação. 651 a 699 pontos: Farmácia, Fisioterapia, Recursos Humanos, Secretariado, Webdesign. 600 a 651 pontos: História, Letras, Geografia, Biblioteconomia, Sociologia e Agronomia.

Com a nota do Enem, caso atinja a pontuação mínima exigida (normalmente 300 pontos), o estudante pode ingressar no curso desejado sem precisar prestar vestibular. Para isso, basta ter o boletim de desempenho individual junto com a documentação solicitada para efetuar a matrícula.

Com um bom resultado na nota do Enem é possível conseguir uma vaga na faculdade e concorrer para diversos cursos nas mais variadas modalidades de ensino e grau acadêmico (bacharelado, licenciatura ou tecnológico).

De modo geral, os candidatos com pontuação entre 550 e 650 pontos têm chances de conseguir vaga em diversas faculdades. As menores notas para ser aprovado costumam ser superiores a 450 pontos.

Se você faz uma faculdade pública e deseja complementar a formação, pode optar por um curso superior particular. Do mesmo modo, não há nada que impeça fazer duas (ou até mais) faculdades na rede privada.

Não há nada que impeça você de cursar duas faculdades ao mesmo tempo em uma instituição particular. Outra opção é fazer um dos cursos na universidade pública e o outro na faculdade particular. O importante é que você não ocupe duas vagas públicas.

A resposta é não. Uma lei federal proíbe que uma mesma pessoa ocupe simultaneamente duas vagas de graduações em universidades públicas do País, mesmo que seja em cursos diferentes ou na mesma instituição.

812 pontos

Atualmente, a nota média de corte para Medicina pelo Sisu é de 812 pontos. A maior nota é de 920 pontos, e a menor, 772 pontos. A desvantagem do Sisu é a alta concorrência.