Como funciona o Enem e o Sisu?

Perguntado por: landrade . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 15 votos

Estudantes utilizam notas do Enem para concorrer a vagas em instituições públicas de ensino superior. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) funciona duas vezes ao ano, uma por semestre, e seleciona estudantes para universidades e instituições públicas de ensino superior.

Qual é a diferença entre o SiSU e o Enem? A diferença é que o SiSU é o sistema usado para selecionar alunos para a rede pública de ensino superior, enquanto o Enem é o exame que os candidatos fazem para conseguir concorrer às vagas.

O requisito básico para se inscrever no Sisu é ter realizado o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) do ano anterior e não ter zerado a redação. Quem fez o exame como treineiro também não pode concorrer. É a partir da nota do Enem que o candidato poderá pleitear uma vaga em uma universidade pública.

O SiSU pode ser uma grande oportunidade para vários estudantes entrarem em universidades e cursarem o ensino superior de graça. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) permite que os alunos entrem em instituições públicas, sendo a maioria instituições federais, através da nota do Enem.

A nota de corte é a menor nota possível para entrar em uma vaga do Sisu para um mesmo curso, universidade, turno e modalidade de concorrência. Dificilmente essa nota de corte fica abaixo dos 450 pontos no Enem e, em cursos mais concorridos, como Medicina e Direito, essa nota ultrapassa os 800 pontos.

A nota do Enem garante Bolsas de Estudo
Com 500 pontos no Enem, você já pode concorrer a uma bolsa e garantir sua chance de estudar em uma boa universidade, com mensalidades bem mais em conta.

Não existe uma definição capaz de atestar o vestibular como mais fácil que o Enem ou o contrário. O indicado é o estudante avaliar os aspectos de cada processo seletivo e optar pelo mais conveniente para atingir seus objetivos.

Com um bom resultado na nota do Enem é possível conseguir uma vaga na faculdade e concorrer para diversos cursos nas mais variadas modalidades de ensino e grau acadêmico (bacharelado, licenciatura ou tecnológico).

Cadastro de Pessoa Física (CPF); Certificado de conclusão do Ensino Médio ou histórico escolar; Título de eleitor (para os maiores de 18 anos); Comprovante eleitoral (para aqueles que já votaram);

Vale destacar que o Sisu é isento de taxa, ou seja, se você fez o Enem, pode participar do programa sem custos, usando a sua senha do exame. Entretanto, para fazer a prova do Enem é preciso pagar ou solicitar a isenção da taxa, de acordo com os critérios.

E se eu não passar no Sisu?

  • Faculdades Anhanguera.
  • Unopar - Universidade Norte do Paraná
  • Universidade Anhembi Morumbi.
  • Estácio - Universidade Estácio de Sá
  • USJT - Universidade São Judas Tadeu.
  • Centro Universitário IBMR.
  • FMU - Centro Universitário.

Não é possível passar no Sisu com uma nota abaixo da nota de corte. Como explicado, a nota de corte é a menor pontuação necessária para que um candidato seja selecionado para determinado curso. Ela é calculada com base no número de vagas disponíveis e no desempenho dos candidatos inscritos.

450 pontos

Para se inscrever são aceitas as notas de qualquer edição do Exame a partir de 2010, desde que o candidato tenha atingido um mínimo de 450 pontos na média geral das provas e nota maior que zero na redação. Com uma pontuação próxima ao mínimo exigido é possível conseguir uma vaga nos cursos menos procurados.