Como faço para pagar a taxa de transferência?

Perguntado por: ocavalcanti . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.6 / 5 17 votos

Essa tarifa é paga a partir de uma guia gerada pelo Detran do estado em que a venda ocorrerá, logo, seu valor pode variar. Para emitir a guia, basta acessar o site do Detran, gerar o boleto e pagar a taxa de transferência.

Pelo app ou portal do Poupatempo, basta acessar: Serviços > Veículos > Registro e transferências > Transferência do veículo > Transferência de propriedade > Veículo do estado de São Paulo.

Bancos conveniados (apenas correntistas) ou Casas Lotéricas:

Banco do Brasil12Bradesco1Caixa Econômica Federal1
Casas Lotéricas3Daycoval4Itaú1
Mercantil do Brasil1Rendimento4Safra1
Santander12Sicoob123

Pagamento: Nas Casas Lotéricas. E nos caixas eletrônicos ou Internet Banking do Banco do Brasil, Banco Mercantil, Banco Rendimento, Banco Safra, Bradesco, Caixa Econômica Federal, Itaú Unibanco, Daycoval, Santander e Sicoob.

Como descobrir o Valor de Transferência? O site do Detran do estado onde você reside informa o valor atualizado, de acordo com o ano vigente. Ao acessar, procure a seção “Veículos” e, depois, por informações a respeito da transferência de veículo.

Para emitir a guia, basta acessar o site do Detran, gerar o boleto e pagar a taxa de transferência.

Pagamento das taxas, que pode ser feito no Detran ou nas agências bancárias. Entrega do CRV (impresso em papel moeda) ou do ATPV-e com os dados do vendedor e do comprador e as assinaturas reconhecidas em cartório.

Pelo aplicativo: selecione Conta Corrente > Pagamentos > IPVA e Taxas Detran > Taxas Detran SP. Nos caixas eletrônicos: selecione Pagamento > IPVA e Taxas DETRAN > Sem Código de Barras > Estado de São Paulo > IPVA TRLAV DPVAT.

Atualmente, para fazer o procedimento, o proprietário que vender o veículo precisa preencher o verso do DUT, (Documento Único de Transferência), reconhecer firma em cartório e depois efetivar o procedimento no Detran (Departamento de Trânsito).

Como pago o IPVA do meu carro?

  1. Abra o aplicativo Itaú, no seu celular.
  2. Acesse sua conta com sua agência, conta corrente e senha eletrônica.
  3. Toque na aba “transações”.
  4. Toque em “detran. sp”.
  5. Cadastre seu veículo ou selecione um veículo já cadastrado.
  6. Siga as instruções e faça o pagamento pelo app.

30 dias

A transferência de propriedade é um procedimento obrigatório e deve ser feita em um prazo de 30 dias, conforme o Código de Trânsito Brasileiro (CTB), para o novo dono do veículo conseguir emitir o licenciamento anual e evitar possíveis transtornos.

Também é possível fazer essas assinaturas digitais através do aplicativo Carteira Digital de Trânsito. Para fazer a transferência digital, o veículo deve ter a Autorização de Transferência de Propriedade Veicular, a ATPV-e. Somente os veículos que saíram de fábrica a partir de janeiro de 2021 possuem essa autorização.