Como conseguir bolsa 100 no Sisu?

Perguntado por: arodrigues . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.8 / 5 6 votos

Como tentar bolsas de estudos 100% pelo Sisu

  1. Ter realizado a prova do Enem do ano anterior à seleção.
  2. Ter nota igual ou superior a 450 pontos no Enem.
  3. Não ter zerado a redação do Enem.
  4. Optar por uma categoria de concorrência: ampla concorrência ou cotas sociais.

Para concorrer à bolsa de 100%, os candidatos ao Prouni precisam comprovar renda familiar bruta mensal de até um salário mínimo e meio por pessoa. Enquanto para a bolsa parcial (50%), a renda familiar bruta mensal deve ser de até três salários mínimos por pessoa.

O SiSU pode ser uma grande oportunidade para vários estudantes entrarem em universidades e cursarem o ensino superior de graça. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) permite que os alunos entrem em instituições públicas, sendo a maioria instituições federais, através da nota do Enem.

Para conseguir bolsa 100% pelo Enem, é preciso ter média acima de 900 pontos. Confira! Desconto de 10% = nota de 1 a 600 pontos. Desconto de 20% = nota de 601 a 750 pontos.

Destinado a candidatos brasileiros sem diploma de curso superior, que tenham participado da última edição do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), com no mínimo 450 pontos na média das notas e nota na redação que não seja zero.

É completamente possível cursar a graduação gratuitamente por meio de bolsas 100% para Medicina. Para saber como conseguir uma, continue por aqui. Neste post, não só trouxemos dicas para ajudar você a passar no vestibular, como também mostramos as principais opções de bolsa.

A maneira mais comum de conquistar uma bolsa de estudos para Medicina é por meio do ProUni, o Programa Universidade para Todos. Conduzido pelo governo federal, concede bolsas parciais e integrais a estudantes que comprovadamente não tenham condições de arcar com os custos do curso.

Pré-requisitos para conseguir bolsa em faculdade particular pelo Prouni

  1. Ter pelo menos 450 pontos como média em seu último Enem e não ter zerado a redação;
  2. Possuir renda familiar bruta mensal de até três salários mínimos por pessoa;
  3. Não ter nenhum tipo de graduação;

Se o(a) candidato(a) se enquadra em algum dos critérios para concorrer às vagas reservadas (também conhecidas por cotas), terá mais chances se concorrer pela reserva de vagas, porque, nesse caso, é colocado na classificação geral e, caso não seja aprovado pela ampla concorrência, ainda tem chance de ser aprovado pelo ...

Vale destacar que o Sisu é isento de taxa, ou seja, se você fez o Enem, pode participar do programa sem custos, usando a sua senha do exame. Entretanto, para fazer a prova do Enem é preciso pagar ou solicitar a isenção da taxa, de acordo com os critérios.

Diferente de outros programas, o Sisu não oferece bolsas de estudo, como o Educa Mais Brasil ou o Prouni, mas sim, acesso às vagas de instituições públicas de ensino superior. Com o Sisu, o candidato pleiteia uma vaga em universidades e institutos tecnológicos por meio da nota obtida no Enem.

A nota do Enem garante Bolsas de Estudo
Com 500 pontos no Enem, você já pode concorrer a uma bolsa e garantir sua chance de estudar em uma boa universidade, com mensalidades bem mais em conta.

700 a 750 pontos: Administração, Odontologia, Enfermagem, Arquitetura, Ciências Contábeis, Nutrição e Comunicação. 651 a 699 pontos: Farmácia, Fisioterapia, Recursos Humanos, Secretariado, Webdesign. 600 a 651 pontos: História, Letras, Geografia, Biblioteconomia, Sociologia e Agronomia.

Administração: 680 a 800 pontos. Arquitetura e Urbanismo: 690 a 840 pontos. Ciências Contábeis: 600 a 780 pontos. Direito: 680 a 850 pontos.

Para financiar a sua faculdade, você pode pedir um financiamento pelo Fundo de Financiamento Estudantil do Ministério da Educação, o FIES. Assim você consegue fazer a faculdade e só começar a pagar depois, quando conseguir um emprego.