Quanto tempo dura a bolsa do Sisu?

Perguntado por: rjesus . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 14 votos

8 anos

A bolsa durar 8 anos significa que você tem que concluir a faculdade dentro de 8 anos. Se necessário, pode trancar a matrícula durante esse período.

4 - Prazo de validade da bolsa
ProUni: A bolsa de estudo do ProUni poderá ser utilizada durante o período equivalente a duas vezes o prazo de integralização do curso, por exemplo, se o curso é de 4 anos pode ser concluído em até 8 anos.

O SiSU pode ser uma grande oportunidade para vários estudantes entrarem em universidades e cursarem o ensino superior de graça. O Sistema de Seleção Unificada (SiSU) permite que os alunos entrem em instituições públicas, sendo a maioria instituições federais, através da nota do Enem.

1.2 - Como funciona o Sisu? O processo seletivo do Sisu possui uma única etapa de inscrição. O candidato faz suas opções de inscrição dentre as vagas ofertadas pelas instituições participantes do Sisu, definindo se deseja concorrer às vagas de ampla concorrência ou às vagas destinadas a políticas afirmativas.

Uma vez que você trancar a faculdade, é preciso ter atenção ao limite de tempo que a bolsa será mantida durante o trancamento. Deixar passar esse prazo pode até impedir você de pleitear outros descontos na mesma instituição. É muito comum que o pedido de trancamento tenha de ser renovado a cada semestre.

Como posso perder a bolsa do ProUni? A bolsa de estudo poderá ser encerrada nos seguintes casos: não realização de matrícula no período letivo correspondente ao primeiro semestre de usufruto da bolsa, ou seja, o bolsista é contemplado com a bolsa, mas não comparece.

5 anos

A nota do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) tem validade de até 5 anos, contados a partir da data de realização da prova.

Vale destacar que o Sisu é isento de taxa, ou seja, se você fez o Enem, pode participar do programa sem custos, usando a sua senha do exame. Entretanto, para fazer a prova do Enem é preciso pagar ou solicitar a isenção da taxa, de acordo com os critérios.

Diferente de outros programas, o Sisu não oferece bolsas de estudo, como o Educa Mais Brasil ou o Prouni, mas sim, acesso às vagas de instituições públicas de ensino superior. Com o Sisu, o candidato pleiteia uma vaga em universidades e institutos tecnológicos por meio da nota obtida no Enem.

Se o(a) candidato(a) se enquadra em algum dos critérios para concorrer às vagas reservadas (também conhecidas por cotas), terá mais chances se concorrer pela reserva de vagas, porque, nesse caso, é colocado na classificação geral e, caso não seja aprovado pela ampla concorrência, ainda tem chance de ser aprovado pelo ...

A nota do Enem garante Bolsas de Estudo
Com 500 pontos no Enem, você já pode concorrer a uma bolsa e garantir sua chance de estudar em uma boa universidade, com mensalidades bem mais em conta.

O candidato selecionado pelo Sisu deve verificar, junto à instituição de ensino em que foi aprovado, a disponibilidade de entrega da documentação para matrícula por meio digital ou presencial e em qual período e horário será permitida a entrega da documentação e demais procedimentos para a matrícula.

Segundo o calendário do processo seletivo, as inscrições para a edição de segundo semestre do Sisu 2023 terão início no dia 19 de junho de 2023, estendendo-se até o dia 22 do mesmo mês.

Trancar a matrícula: retenção do seu diploma
De fato, a instituição não pode impedir o estudante de receber esse documento, mesmo que ele esteja devendo. Inclusive, a faculdade é proibida de usar o diploma como condição para fazer o aluno quitar um débito. Nada de trancar a matrícula ou privar documentações.

Trancamento Solicitado: se o aluno regular (não ingressante) não puder cursar disciplinas no período letivo, deverá solicitar Trancamento de Matrícula. O aluno pode permanecer com a matrícula trancada por, no máximo, 4 (quatro) períodos consecutivos ou não.

Desvantagens do Prouni:
O candidato precisa comprovar baixa renda, ter tirado uma nota mínima no Enem e, ainda assim, a bolsa não está garantida, porque ele participará de um processo seletivo.