É bom tomar vitamina todos os dias?

Perguntado por: hescobar . Última atualização: 25 de setembro de 2023
4.7 / 5 12 votos

Tomar vitaminas de A a Z constantemente pode não ser recomendado, a menos que haja uma necessidade específica comprovada e sob orientação médica ou de um nutricionista. O consumo excessivo de vitaminas pode levar a um acúmulo no organismo, uma vez que algumas vitaminas são armazenadas no corpo.

A indústria dos multivitamínicos cresce a cada ano, mas estudos revelam que além de não oferecerem benefícios, seu uso indiscriminado pode fazer mal à saúde.

Quais as vitaminas mais importantes para o organismo?

  1. Vitamina C (ácido ascórbico) ...
  2. Vitamina A (retinol) ...
  3. Vitaminas do complexo B. ...
  4. Vitamina E (tocoferol) ...
  5. Vitamina K. ...
  6. Vitamina D (calciferol)

A suplementação de vitaminas leva em torno de 30 dias para apresentar efeitos benéficos.

Consumir suplementos e vitaminas é algo que pode trazer uma série de benefícios — inclusive, sendo indicados para algumas pessoas em casos de ausência de minerais e nutrientes no corpo. No entanto, somente o ato de tomar vitaminas não é suficiente para evitar gripes e resfriados.

Entre os agudos, destaca-se a visão embaçada, perda de apetite, pigmentação anormal da pele, perda de cabelo e pelos, pele seca e dor nos ossos.

Finalizando o nosso tour pelo complexo B e as melhores vitaminas para dar energia, temos a vitamina B12, que atua também na transformação dos alimentos em energia para as células do corpo, destacando sua importância para o sistema nervoso e circulação sanguínea.

Por isso, incluir alimentos com vitamina B9 ou iniciar uma suplementação alimentar pode ser interessante para diminuir o cansaço e o desânimo.

Estudos recentes chegam a sugerir que, nas altas doses consumidas por muitas pessoas, a vitamina E pode ser prejudicial.

Entre os suplementos ditos essenciais estão o ferro, cálcio, vitaminas do complexo B, vitamina D e C, além do colágeno.

É preciso ingerir fontes de vitamina B todos os dias, uma vez que não podem ser armazenadas pelo nosso corpo. A carência destes nutrientes pode provocar problemas com funções cognitivas como a memória e confusão mental, falta de energia, fraqueza muscular e até depressão.

Podes tomar continuamente, em geral o efeito máximo é no 10º mês.

Não há evidências de que a ingestão de vitaminas e suplementos alimentares torna a pessoa mais saudável. Ao contrário, se consumidos em excesso, podem ser prejudiciais. O mercado mundial de vitaminas e suplementos alimentares é bilionário.