É bom comer fígado?

Perguntado por: onascimento . Última atualização: 27 de setembro de 2023
4.1 / 5 4 votos

O bife de fígado é um alimento muito nutritivo que contém a quantidade diária de vitaminas e minerais necessária para o funcionamento do organismo, como ácido fólico, ferro, vitaminas do complexo B e vitamina A.

O cobre, presente no fígado, contribui na recuperação dos tecidos e, como um anti-oxidante, também beneficia a condição das pessoas que sofrem de artrite.

A quantidade de proteína deve ser calculada de forma individualizada, na consulta nutricional. Contudo, não existem estudos que comprovem que o consumo de fígado de boi diário traga malefícios a saúde. O fígado de boi pode ser incluído desde que preparado corretamente.

As especialistas consultadas por VivaBem são unânimes em afirmar que o fígado pode ser consumido por qualquer pessoa, mesmo as que têm colesterol alto, doenças cardíacas ou gota —nestas condições, desde que o médico responsável pelo acompanhamento não imponha restrições.

Ela lembra que o fígado bovino é fonte de proteína, além de ser muito rico em vitaminas e minerais, em especial ferro, zinco, B9, B12, vitamina A, E e D. Por isso, é um grande aliado para saúde como um todo, especialmente em casos de anemia, baixa imunidade e outros, indica a profissional.

O melhor é evitar dieta à noite rica em açúcares e gordura, pois aumenta a secreção de insulina e tendência à diabetes e depósito de tecido gorduroso no fígado.

O campeão é mesmo o fígado, não importa se de galinha ou de boi. Uma das principais fontes de nove dos 11 tipos de vitamina, essa carne só não contém a C e a E. Em segundo lugar, vêm os ovos em geral, com sete diferentes vitaminas. O fígado é também rico em gorduras, sendo assim calórico.

Embora tenha alguns benefícios, o consumo de fígado deve ser moderado, especialmente porque: É rico em colesterol: o consumo excessivo de colesterol pode aumentar o risco de doenças cardíacas, por isso o consumo de fígado pode não ser uma boa opção para quem tem colesterol alto ou algum tipo de problema cardíaco.

Molhos, condimentos, Creme de leite, leite, queijo, manteiga, margarina e. Embutidos como salsicha, salame, linguiça e mortadela.

Quantidade de proteína (g)
Entre os bovinos, considerando o primeiro e último alimento do ranking, o patinho pode ser o melhor em proteínas, mas o acém possui menos colesterol. O fígado, por exemplo, não é o mais rico em proteína, mas é uma excelente fonte de ferro e vitamina B12, assim como o coração de galinha.