Pode comer farinha de arroz na dieta?

Perguntado por: ajesus . Última atualização: 27 de setembro de 2023
3.9 / 5 8 votos

A farinha de arroz não possui glúten e pode ser utilizada na preparação de tortas, bolos e pães. Essa farinha também pode ser utilizada nas dietas para emagrecer e continua mantendo o seu prato com um sabor delicioso!

Como incluir a farinha de arroz na dieta

  1. Pães.
  2. Bolos.
  3. Receitas de doces.
  4. Panqueca.
  5. Quiches e tortas.

A farinha de arroz atua como um agente espessante, impedindo a separação de líquidos. Isso permite que ela seja utilizada em sopas; molhos; massas de biscoito, bolos, pizza e tortas. Apesar de alguns pontos negativos, ela pode ser muito benéfica para a saúde.

No entanto, a farinha de arroz é rica em fibras que ajudam a prolongar a saciedade, controlando a fome ao longo do dia. Por isso, quando consumida com moderação e em preparações saudáveis, a farinha de arroz pode ajudar no emagrecimento.

Por isso a farinha de linhaça é a melhor escolha até mesmo, para consumir o alimento e conseguir aproveitar melhor cada um dos seus benefícios. A farinha de linhaça é a melhor forma de consumir o alimento.

Entretanto, sabe-se que a ingestão regular da farinha é uma das mais eficazes no emagrecimento e nos níveis de gordura sanguínea como colesterol e triglicerídeos.

Farinha de Amêndoas
Essa farinha, que é livre de carboidratos, rica em fibras, magnésio, antioxidantes, vitamina E, gordura monoinsaturada e poli-insaturada, também ajuda a reduzir o colesterol ruim do organismo.

A farinha de arroz não tem baixo carboidrato (low carb), ela é muito semelhante a farinha de trigo. Para receitas com baixo carboidrato, opte pela farinha de amêndoa, farinha de grão de bico, farinha de coco, etc.

Muitas pessoas usam a farinha de arroz pensando que ela possui menos calorias que outras farinhas, mas isso não é verdade. Segundo a nutricionista Samara Santos, a farinha de arroz contém praticamente as mesmas calorias encontradas nas farinhas de trigo, milho ou mandioca.

A farinha de arroz é feita a partir do processamento dos grãos de arroz, por isso possui as mesmas características do arroz usado, que pode ser qualquer um deles. Para essa disputa, vamos usar o arroz integral.

Dá menos fome que a farinha de trigo
A farinha de trigo aumenta as taxas de açúcar no sangue de forma muito rápida, por isso a farinha de arroz leva vantagem em comparação a ela, principalmente na versão integral, que contém mais fibras.

Para que serve o pó de arroz
O pó de arroz pode ter elementos diferentes em sua composição. Segundo a doutora Francine, o cosmético, utilizado há mais um século, era feito a partir de um mineral chamado Caulim. Ela também nos explicou a função da maquiagem: matificar e uniformizar a pele.

Farinha de arroz
Entre eles, favorecer o bom funcionamento do intestino, ajudar a controlar os níveis de colesterol e promover a sensação de saciedade. É uma opção de farinha saudável menos calórica também que a tradicional, tendo 366 kcal numa porção de 100g. Na cozinha, a versatilidade é sua principal característica.