Como usar o crédito especial?

Perguntado por: evarela . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.3 / 5 10 votos

O cheque especial funciona como uma espécie de “empréstimo automático”. Quando o correntista utiliza todo o saldo da sua conta bancária, o banco empresta automaticamente um valor pré-aprovado para que ele possa continuar consumindo. E, como em qualquer empréstimo, há cobranças para o uso desse montante.

Se você contratou esse serviço, sempre que sua conta corrente ficar sem saldo, você passa automaticamente a usar o cheque especial. Quando isso acontece, você paga o valor utilizado acrescido de juros e encargos que são mais elevados que outras linhas de crédito existentes no mercado.

Como faço para sacar o limite do cheque especial? Você pode sacar esse valor com seu cartão de débito ou então mandar para outra instituição via transferência bancária. É importante reforçar que após fazer essa retirada sua conta fica negativa e os juros começam a contar até a data do pagamento.

Como pagar cheque especial
Para quitar a dívida, basta depositar o valor necessário para cobrir a dívida na própria conta corrente. Se a dívida for grande demais, no entanto, o ideal é negociar o pagamento com o banco. O parcelamento pode ser uma opção na hora da negociação.

O cheque especial é um limite de crédito disponibilizado em conta corrente e pode ser utilizado sempre que não houver saldo suficiente para pagamento de contas, compensação de cheques, saques em dinheiro e etc.

sete dias

O Crédito Especial é um serviço de adiantamento de crédito para recarga com validade de sete dias.

Se o correntista estourar o limite do cheque especial, ele passa a dever ao banco uma quantia acima do saldo disponível em sua conta corrente. Nesse caso, o banco pode cobrar juros e encargos sobre o valor utilizado, o que pode levar a um endividamento cada vez maior.

Como funciona? A maior parte dos bancos já oferecem automaticamente o cheque especial e o cartão de crédito. No caso da primeira opção, caso sua conta fique abaixo de zero, esse limite vai cobrir o valor que ficou em aberto.

Crédito adicional destinado a incluir despesas no orçamento para as quais não haja dotação orçamentária específica, autorizado por lei. CF, art. 167, V; Lei nº 4.320/1964, arts.

Altos juros cobrados: Enquanto o consumidor não depositar os valores utilizados na sua conta corrente e cobrir o saldo devedor do cheque especial, os juros ficarão correndo, aumentando o valor da dívida de forma perigosa.