Por que colocar papel na testa para soluço?

Perguntado por: ealegria . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.4 / 5 18 votos

O soluço acontece quando o diafragma e o pulmão perdem, por um pequeno tempo, a harmonia nas suas funções, como se eles estivessem se desencontrando. Mas tudo volta ao normal depois de alguns minutos e então o soluço para. Se o pedaço de algodão ou papel estiver na testa por isso, será pura coincidência.

O soluço é um movimento involuntário do diafragma e passa quando a musculatura se acalma. Se o algodão estiver na testa, será pura coincidência. Na verdade, ele enxerga mal - já que o sistema de visão ainda não está completamente formado. É como se o que vissem fosse uma foto desfocada e com cores lavadas, desbotadas.

Apertar as pernas na direção do abdome pressionando o tórax (é possível fazer com o bebê no trocador): ajuda a aliviar a pressão dentro do estômago, causando o arroto e, consequentemente, fazendo o soluço cessar; Colocar a língua pra fora fazendo força para esticá-la: cria-se um ponto de pressão para que o soluço pare.

Tomar água – uma das simpatias mais usadas. Esta pode ser realizada de infinitos modos, vejamos alguns: Tomar água flexionando o pescoço para baixo (imagem inicial); falar “Maria” por três vezes, intercalando com um gole de água; tapar os ouvidos e tomar um copo d'água sem parar, entre outras.

As contrações involuntárias do diafragma têm várias causas. Tabagismo, estresse, tomar bebidas com gás ou alcoólicas, diabetes, refluxo, gargalhar, chorar, comer rápido ou demais são algumas das diversas razões dos soluços.

O soluço é uma resposta do organismo a contrações súbitas do diafragma (músculo responsável pela respiração). Esse músculo se localiza logo acima do estômago e é responsável pela expansão de nossos pulmões no ato de respirar.

O que fazer durante uma crise de soluço
Prender a respiração o máximo de tempo que conseguir. Respirar de forma profunda e lenta para esticar os músculos da respiração. Se possível, faça uso de um saco de papel, pois ajuda a regular a respiração e aumentar os níveis de CO2 no sangue, estimulando o sistema nervoso.

Quando a crise é persistente, com duração de mais de 48 horas, ou até mesmo se o soluço não for constante, mas cause algum prejuízo ao paciente, é preciso procurar ajuda médica, para que seja investigada a causa do problema.

Muitos fatores podem estar envolvidos, vinculados à problemas físicos e também emocionais. O soluço pode sinalizar ansiedade, pânicos e até mesmo depressão. Na parte física, ele pode ser um sintoma de uma diabete mal controlada, problemas estomacais e respiratórios, causas neurológicas, cardiológicas, entre outras.

Em todos os lugares do mundo, quando uma criança ou qualquer pessoa se engasga, a invocação direta ao Santo logo é rezada: “São Brás te proteja.” Ou simplesmente: “São Brás.”