Quanto tempo demora para aumentar o ferro no sangue?

Perguntado por: apadilha . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 2 votos

Normalmente, isso leva cerca de seis meses. Se o ferro oral não aumentar os níveis de hemoglobina, há várias razões possíveis para isto.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

Em quanto tempo o sulfato ferroso começa a fazer efeito? Isso depende muito do valor que estava o ferro , ferritina . Mas em média 2/3 semanas são necessárias para aumentar hemoglobina . Por vezes a reposição via oral pode falhar e outra via de reposição ou nova investigação é necessária .

A dose alvo para adultos é de 120 a 200 mg/dia (3 a 5 comprimidos de sulfato ferroso 40 mg) [2,4,5]. A resposta esperada é um aumento de pelo menos 1 g/dL na dosagem de hemoglobina em 3 semanas [1,2].

Quando a ferritina é preocupante? De modo geral, sempre que a ferritina ultrapassar seu limite (>200 μg/L em mulheres ou >300 μg/L em homens) é cabível investigação. Entretanto, quando o excesso de ferro também é identificado, é preciso maior atenção.

Alimentos que impedem a absorção do ferro
Café e chá (taninos)

Desejos de comer substâncias não alimentares, como papel ou gelo, uma condição conhecida como alotriofagia. Feridas abertas dolorosas (úlceras) nos cantos da boca. Unhas em forma de colher ou quebradiças. Síndrome das pernas inquietas, um distúrbio que causa um forte desejo de mover as pernas.

A primeira fase do tratamento da anemia ferropriva corresponde à normalização dos valores da Hb, e o tempo necessário para essa correção é de um a dois meses, ou mais, dependendo da intensidade da anemia, tolerância ao tratamento e correção da causa que levou à deficiência de ferro.

A correção da anemia ferropriva com suplementos de ferro em geral leva de três a seis semanas, mesmo após a cessação da hemorragia.

A hemoglobina aumenta, em média, 1 g/dL por semana.

Testes de sangue podem ser usados para determinar se o ferro não está sendo absorvido adequadamente devido a outra condição, como doença celíaca ou infecção por Helicobacter pylori.

Duas ampolas de 100 mg de ferro, diluídas em soro fisiológico 0,9%, 200 mL, administrar por via endovenosa, correr em 30 minutos a 1 hora, repetidos 2 a 3 vezes por semana, até a dose total calculada.

A reposição intravenosa de ferro é uma terapia nutricional injetável e está indicada quando a terapia oral não é eficaz ou viável. Também está indicada quando o paciente precisa de uma resposta terapêutica mais rápida.

Para homens adultos, a média é de 88 ng/mL (197,7 pmol/L). Já para as mulheres adultas, a média fica em 49 ng/mL (110,1 pmol/L). Tendo isso em mente, qualquer valor muito abaixo dos referenciais (< 12 ng/mL [27 pmol/L]) indicam deficiência de ferro.