Como saber se é chute ou soluço?

Perguntado por: rlima5 . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.5 / 5 11 votos

Se você está no segundo ou terceiro trimestre e sua barriga de repente, faz pulinhos rítmicos, rápidos e repetitivos, é provável que o bebê tenha soluços. No início, pode ser difícil diferencia-los dos chutes. Mas no terceiro trimestre, fica mais fácil percebe-los. Mas lembre-se.

Normalmente, quando o bebê está se mexendo os movimentos são inconsistentes, e acabam rapidamente. Porém, quando o bebê soluça, ele dá um “pulinho” dentro da barriga da mamãe. Além disso, o soluço é ritmado, normalmente os pulinhos acontecem em um mesmo espaço de tempo e demoram mais para acabar.

Por mais que sentir os movimentos dentro da barriga possa ser desconfortável, Padovesi reforça que o soluço do bebê no útero, além de normal e comum, é totalmente esperado, especialmente a partir da segunda metade da gestação. Dessa forma, não é necessário se preocupar em parar essas contrações, nem após o nascimento.

Como lidar com o soluço nos bebês
Caso o bebê ainda esteja em fase de amamentação, uma boa alternativa é colocá-lo novamente no peito para ele sugar mais um pouco. De acordo com Assad, a mamada estimula o diafragma a voltar a sua condição normal. Também é indicado colocar o pequeno para arrotar mais vezes.

É normal que seu filho tenha soluços de vez em quando. Na verdade, é muito comum. Geralmente não é motivo de preocupação, mas você pode fazer algumas coisas para evitá-lo. Os soluços geralmente desaparecem sozinhos em alguns minutos.

Inicialmente, os movimentos são discretos, e se for a primeira gravidez, você pode facilmente confundir os movimentos do bebê com os movimentos intestinais. A sensação realmente é de gases. Algumas mães descrevem como bolhas estourando dentro da barriga ou sensação de estômago roncando.

Como dito anteriormente, é normal sentir a barriga pulsando. Mas, em caso de dúvidas, se a pulsação na barriga é anormal, uma ultrassonografia do abdômen pode ajudar a avaliar. Além disso, um cirurgião vascular é útil no diagnóstico e também na cirurgia de um aneurisma da aorta abdominal.

Os tão esperados chutes do bebê, que fazem a mãe, literalmente, sentir aquela vida dentro dela, não acontecem por acaso. Tais ações são conhecidas como “movimentos fetais”, e estão relacionadas à oxigenação do bebê.

O BEBÊ SENTE FOME NA BARRIGA DA MÃE? Não, seu bebê não sente fome quando você está grávida. O feto recebe um fluxo constante de nutrientes, desde o momento da implantação no revestimento do útero até a mãe dar à luz, o feto terá tudo o que precisa através da placenta.

Quando a crise é persistente, com duração de mais de 48 horas, ou até mesmo se o soluço não for constante, mas cause algum prejuízo ao paciente, é preciso procurar ajuda médica, para que seja investigada a causa do problema.

O soluço só atrapalha e passa a incomodar quando afeta o crescimento do bebê e ele passa a não se alimentar e dormir como deveria2. Caso você sinta que o bebê soluça muito, o ideal é lavar ao pediatra e relatar.