Qual órgão absorve o ferro?

Perguntado por: dramos . Última atualização: 11 de julho de 2023
4.6 / 5 13 votos

A absorção do ferro, de uma maneira geral, ocorre em nível de intestino delgado, especialmente no duodeno, porém, tem sido relatado na literatura científica que o intestino grosso também possui capacidade absortiva de alguns minerais.

O ferro fica estocado nas células reticuloendoteliais do fígado, baço e medula óssea na forma de ferritina e hemossiderina. A ferritina é uma apoferritina contendo um núcleo férrico, sendo esta a forma solúvel de armazenamento.

O ferro é mais bem absorvido no ambiente ácido. Por isso, pessoas que fazem uso crônico de antiácidos ou bebem muito líquido durante as refeições podem ter dificuldade para absorver o mineral da dieta.

Ferro e vitamina C: combinação poderosa
Algumas combinações tradicionais da culinária brasileira, muito presentes no nosso dia a dia, podem favorecer a absorção de ferro devido à combinação com vitamina C. Um exemplo é uma refeição com feijão e couve, por exemplo.

A transferrina vai ser a responsável por carregar o ferro pelo plasma, impedindo a intoxicação por radicais livres, que pode ser causada pelo ferro livre. Além disso, a fraca ligação do ferro com ferritina facilita o deslocamento do ferro do plasma para o citoplasma celular, de acordo com a necessidade da célula.

Tomar o suplemento de ferro ou consumir o alimento fonte de ferro juntamente com alimentos ricos em vitamina C ajuda a aumentar a absorção de ferro no organismo, pois a vitamina C atua como facilitadora, favorecendo a biodisponibilidade do ferro ingerido.

A ferritina é uma proteína produzida pelo fígado. Sua função normal é estocar moléculas de ferro para subsidiar a produção normal de glóbulos vermelhos do sangue, visto que o ferro é fundamental na produção destas células.

A má absorção de ferro, pode exemplo, pode ocorrer em pacientes que apresentam doença de Crohn, retocolite ulcerativa e doença celíaca. Pacientes que apresentam obstrução do ducto biliar, doença celíaca, pancreatite e espru tropical podem apresentar a má absorção de gorduras.

No caso da ferritina baixa, o tratamento consiste na reposição de ferro. Isso pode ser feito por via oral, com a administração de suplementos, ou por meio de infusões endovenosas.

A maior parte dos 30% restantes é armazenada como ferritina ou como hemossiderina, um complexo de ferro, proteínas e outras substâncias. A ferritina e a hemossiderina são encontradas principalmente no fígado, mas também na medula óssea, no baço e nos músculos esqueléticos.

Morango – além ferro, contém fibras e antioxidantes. Damasco. Coco. Uva-passa – além do ferro, é rica em propriedades digestivas.

O suplemento mais conhecido é o sulfato ferroso, que deve ser tomado em jejum, porque interage com alguns alimentos e pode provocar efeitos colaterais como náuseas e azia, mas existem outros que podem ser tomados juntos com as refeições, como é o caso do gluconato ferroso, em que o ferro está ligado a dois aminoácidos ...

As anemias podem ser causadas por deficiência de vários nutrientes como ferro, zinco, vitamina B12 e proteínas. Porém, a anemia causada por deficiência de ferro, denominada anemia ferropriva, é muito mais comum que as demais (estima-se que 90% das anemias sejam causadas por carência de ferro).