É verdade que o bebê soluça na barriga?

Perguntado por: ahernandes8 . Última atualização: 2 de julho de 2023
4.9 / 5 15 votos

Sim, é normal o bebê soluçar na barriga da mãe e é, inclusive, algo muito saudável1.

Como dissemos acima, os soluços fazem parte do desenvolvimento do sistema respiratório do bebê, que, enquanto está no ventre, respira por meio do cordão umbilical. Os soluços se dão em razão das contrações feitas pelo diafragma em resposta a estímulos dentro do útero.

Se você está no segundo ou terceiro trimestre e sua barriga de repente, faz pulinhos rítmicos, rápidos e repetitivos, é provável que o bebê tenha soluços. No início, pode ser difícil diferencia-los dos chutes.

do feto como registrar o ar entrando e saindo das. narinas e boca com o Doppler, detectando o. movimento de “respiração” fetal dentro da barriga da. mãe.

Como lidar com o soluço nos bebês
Caso o bebê ainda esteja em fase de amamentação, uma boa alternativa é colocá-lo novamente no peito para ele sugar mais um pouco. De acordo com Assad, a mamada estimula o diafragma a voltar a sua condição normal. Também é indicado colocar o pequeno para arrotar mais vezes.

33 a 36 semanas de gestação: 9 meses. 37 a 40 semanas de gestação: 10 meses.

Como dito anteriormente, é normal sentir a barriga pulsando. Mas, em caso de dúvidas, se a pulsação na barriga é anormal, uma ultrassonografia do abdômen pode ajudar a avaliar. Além disso, um cirurgião vascular é útil no diagnóstico e também na cirurgia de um aneurisma da aorta abdominal.

37 semanas de gravidez são 9 meses.

Quando a crise é persistente, com duração de mais de 48 horas, ou até mesmo se o soluço não for constante, mas cause algum prejuízo ao paciente, é preciso procurar ajuda médica, para que seja investigada a causa do problema.

O soluço faz parte do movimento da parte respiratória do feto. Da mesma forma que acontece na barriga, às vezes acontece fora em bebê pequeno também, e é sempre autolimitado", diz. Isso significa que não é necessário intervenção, pois o soluço irá passar sozinho e naturalmente.

Após o parto, a placenta geralmente se solta do útero e a mulher pode expulsar a placenta sozinha ou com a ajuda de um médico ou parteira. Quando a placenta está muito firmemente presa ao útero, partes da placenta podem ficar no útero após o parto.

Nascimento com pulmões imaturos
O bebê pode nascer “cansado”, se esforçar muito para respirar e, em alguns casos, necessitar de ajuda de oxigênio, e balão de oxigênio3. O parto com 37 semanas, mesmo sendo considerado o 9º mês de gravidez, não garante essa maturidade pulmonar.

Bebês soluçam várias razões: comer demais, engolir ar enquanto mastiga ou estar muito animado. Soluços em bebês são mais comuns do que em adultos – principalmente em recém-nascidos e menores de um ano. Mesmo no útero, a gestante pode ter sentido o seu filho soluçar e isso é completamente normal.

Ao longo do tempo, os bebês vão adquirindo maior controle dos movimentos do diafragma e os quadros vão diminuindo. Porém, em casos de episódios incontroláveis ou, ainda, quando os soluços vierem acompanhados por dificuldade para mamar e dormir, por exemplo, é indicado procurar um pediatra.

O soluço é produzido pela contração involuntária do diafragma (músculo que separa o peito do abdome), seguido pelo fechamento da glote (abertura da laringe), durante a inspiração. As crises têm duração variável e podem durar minutos, horas ou até semanas.

Caso seja escolha da mãe induzir um parto normal ou passar por uma cesárea eletiva, devemos realiza-los após 39 semanas. O recém-nascido a termo é aquele cuja idade gestacional é de 37 a 42 semanas. O recém-nascido pré-termo nasce com menos de 37 semanas. O recém-nascido pós-termo é um bebê que nasce após 42 semanas.