Como tirar escritura de imóvel gratuita 2023?

Perguntado por: bgarcia . Última atualização: 20 de julho de 2023
4.4 / 5 16 votos

É preciso ir na prefeitura retirar o atestado de pobreza ou como quer que chamem o documento que comprova que você não tem condições de pagar, depois usar esse documento no cartório. Detalhes sobre o procedimento de cada um você consegue no local.

Tem direito à escritura de imóvel gratuita quem recebe até 3 salários mínimos e adquire o bem pelo Minha Casa, Minha Vida. O programa social ainda oferece descontos de 75% a 100% na emissão do documento. Normalmente, o que se assegura é um desconto de 50% ou 75% no valor do documento.

Em geral, é cobrado um percentual definido entre 2% e 3% do valor venal ou real do imóvel. Para saber ao certo o valor venal de seu imóvel, o ideal é consultar diretamente a Prefeitura. Se um imóvel vale R$ 200 mil, por exemplo, e a taxa é de 3%, o registro irá custar R$ 6 mil.

Como fazer a escritura de um imóvel? Para fazer a escrituração de imóvel basta entrar em contato com um cartório de notas ou tabelionato e agendar um horário para criação e averbação de escritura pública de imóvel. A escritura pode ser feita de qualquer cartório de notas pelo Brasil.

Para solicitar a escritura de imóvel online, basta acessar o portal ou baixar o aplicativo Escritura Simples do Colégio Notarial do Brasil. Já é possível solicitar a escritura de um imóvel pela internet ou celular.

Para a prática de atos notariais e/ou registrais efetivados em favor de MAIORES DE 60 ANOS que recebam até 10 salários mínimos, sem cobrança de emolumentos e acréscimos legais, é necessária a declaração de hipossuficiência a que se refere o artigo2ºº deste Ato".

"Para obter o desconto, o comprador preenche uma declaração firmada de próprio punho, perante o cartório, atestando que aquele imóvel é o seu primeiro, responsabilizando-se pela afirmação nos termos da lei", orienta. Guilherme Guedes também explica que o comprador têm recursos caso o cartório negue o desconto.

Quanto custa averbar um imóvel 2023? O custo para averbar um imóvel pode variar de acordo com o seu estado, pois existem impostos com valores diferentes em cada um. Mas, na média, o custo pode variar de 1% a 3% do valor do imóvel, isso já incluindo todas as despesas.

Escritura e registro do imóvel
O registro propriamente dito costuma apresentar o valor mais alto entre as taxas do cartório.

Onde e como fazer a escritura de imóvel? A escritura de imóvel é feita por um tabelião em qualquer Cartório de Tabelionato de Notas, ao contrário do registro de imóvel, que obrigatoriamente é feito no Cartório de Registro de Imóveis da região onde o bem está localizado.

Em média, os custos para elaboração da escritura pública ficam entre 1% e 3% do valor do imóvel. A taxa é definida pelo Poder Judiciário do Estado e deve ser paga no Cartório de Notas. Além disso, é importante considerar outras taxas, como as cobradas pelo cartório, que podem variar de acordo com a região.

Após apresentar toda a documentação ao cartório, o processo costuma levar de 15 a 30 dias, variando de acordo com a demanda local.

30 dias

30 dias Um registro demora até 30 dias para ficar pronto e as pendências devem ser resolvidas dentro desse prazo. O que nós pedimos é que as pessoas policiem quem elabora suas escrituras. Ela pode também ir antes a um cartório e pedir para avaliar a escritura, é de graça e acelera o processo.

Com o e-notariado e assinatura digital, nenhuma das partes precisa se deslocar até o cartório, imobiliária ou escritório de advocacia para assinar os documentos de compra e venda de imóvel. Além disso, também é possível acessar os documentos a qualquer momento e de qualquer lugar, desde que tenha acesso à internet.

Como fazer a escritura do imóvel

  • Certidão de nascimento (solteiros) ou de casamento;
  • Contrato de compra e venda do imóvel;
  • Declaração da construtora sobre a quitação do imóvel.
  • Documento de identidade;
  • Profissão;
  • Endereço;
  • CPF.

A Escritura Eletrônica ou Digital é o ato praticado pelo Notário, em seu livro de Notas, pelo qual se formaliza juridicamente a vontade dos interessados exteriorizada por meio de videoconferência e mediante assinatura por certificado digital notarizado ou por assinatura digital das partes (pelo e-Notariado), tendo por ...