Como servir caldos em casamento?

Perguntado por: ecavalcanti . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.7 / 5 11 votos

E, pra servir, o mais apropriado é usar cumbucas de louça e pratinhos de sobremesa. Assim, o convidado coloca a cumbuquinha de sopa sobre o prato e serve-se e dos acompanhamentos. As bebidas podem ser as mesmas de uma recepção tradicional, não há muita variação no caso desse cardápio.

Caso esteja quente, não é uma boa ideia servir caldos, sopas. Mas sim, um cardápio mais simples, mais leve como saladas e entradas. Para um casamento no inverno, é mais interessante servir pratos quentes como: massas, carnes ao molho, caldos.

Se você quer se inspirar, confira a seguir cinco opções deliciosas, que não podem ficar de fora do seu evento.

  1. Caldinho de feijão. ...
  2. Caldo de abóbora com roquefort. ...
  3. Caldo de mandioquinha com calabresa. ...
  4. Caldinho de camarão. ...
  5. Caldo verde com calabresa.

Preparar uma noite de sopas e caldos é muito mais do que apenas servir algumas receitas. Uma boa dica é servir em pratos fundos, com um prato raso por baixo. Assim, caso um “escape” um pouquinho do prato fundo ou colher, o prato de baixo evita sujeira. Caso prefira, pode substituir os pratos fundos por bowls.

Pães, torradas, queijos, bacon, vegetais e outros ingredientes para servir e aprimorar o sabor das receitas cremosas. Se você é o tipo de pessoa que adora carne suína, adicione pequenos quadrados de bacon ou linguiça, ótimos para levar mais sabor e textura às receitas líquidas.

Faça uma camada dupla de papel-alumínio ao redor do interior do cooler. Esse material vai manter o calor lá dentro. Embrulhe o recipiente do alimento quente com mais papel-alumínio.

Coloque-a em um lugar de destaque na mesa para servir sopa a cada um de seus convidados. Como a sopa ou caldo é o destaque da noite, um bom prato fundo ainda segue sendo uma das melhores opções, já que são mais abertos. Isso valoriza a receita! Se quiser algo mais íntimo, aposte em xícaras ou canecas.

DICAS PARA ESCOLHER O CARDÁPIO E O TIPO DE SERVIÇO

  1. Evitar a repetição exagerada do mesmo ingrediente. ...
  2. Se optar por um almoço ou jantar, escolher guarnições que combinem com o prato principal.
  3. Escolher o tipo de serviço que melhor atenda às necessidades dos noivos e seja adequado ao tipo de festa que pretendem oferecer.

Na hora de arrumar a mesa distribua em ramequins, taças para sobremesa, bowls ou xícaras mesmo (de acordo com a composição de sua mesa) os outros acompanhamentos que podem ser: croutons, queijo ralado, pedaços de queijo, ervas frescas (cebolinha, salsinha ou manjericão), alho torrado, ovos cozidos picadinhos, etc.

As embalagens para alimentos líquidos devem ser fundas, para evitar que o conteúdo chegue até a tampa e acabe transbordando. Outro ponto importante a ser considerado para evitar vazamentos durante o transporte são as travas de segurança.

Os caldos podem servir como tempero em alimentos, como arroz e feijão, ou para o consumo pré-refeição, como entrada, com intuito de aliviar a fome.

Espere esfriar: antes de armazenar o caldo na geladeira, deixe-o esfriar completamente. Isso ajuda a evitar a proliferação de bactérias. Armazene em recipiente hermético: use um recipiente hermético para armazenar o caldo. Isso ajuda a evitar a contaminação cruzada e a manter o sabor do caldo.

Prato fundo
O ideal é usá-los quando a sopa é o prato principal no jantar.

Manter a comida aquecida é possível sim. Para isso, invista em recipientes de porcelana ou vidro, pois eles vão manter a comida aquecida por mais tempo.

Se tiver preparado a comida no mesmo dia e precisar mantê-la quente, opte por marmitas de vidro, pois conservam melhor a temperatura. Antes de montar as marmitas, encha o recipiente de vidro com água quente e aguarde alguns minutos. Após aquecido, descarte a água, monte as marmitas e guarde em bolsa térmica.