Como se chama tangerina no Nordeste?

Perguntado por: elancastre . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.1 / 5 8 votos

No Sudeste, ela é conhecida pelo nome de Tangerina, enquanto no Sul, seu nome é Bergamota. Já no Nordeste, pode ser conhecida como laranja-cravo ou mimosa. Mas, ainda existem outras variações para como poncan, mixirica, fuxiqueira, mandarina e manjerica.

Já no Nordeste, além de “mexerica” e “tangerina”, pode-se encontrar o termo “laranja-cravo”. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é comum utilizar o termo “poncã” para qualquer variedade de tangerina, enquanto em outras partes do País essa palavra indica uma variedade específica da fruta.

No Rio de Janeiro, usa-se, mais comumente, o termo tangerina. Em Pernambuco e noutros estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como "laranja-cravo"; no estado da Bahia é conhecida como tangerina ou mexerica.

Tangerina - Em algumas regiões do Brasil, como no sul, a tangerina é chamada de "bergamota". Já no nordeste, é "laranja-cravo" ou "mimosa".

No Ceará é tangerina e no máximo mexerica.

Em Pernambuco e noutros estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como “laranja-cravo”; no estado da Bahia é conhecida como tangerina ou mexerica.

A resposta: elas são todas parentes. Poncãs e mexericas são duas variedades da tangerina, planta originária da Ásia e que chegou no Brasil no fim do século 19. A mexerica atende por vários nomes: bergamota (ou vergamota) no Rio Grande do Sul, mimosa para os curitibanos e tanja para o pessoal do Piauí e Maranhão.

Seja qual nome receber país afora, as tangerinas (São Paulo), mexericas (Minas Gerais), bargamotas (Rio Grande do Sul), mimosas (Paraná) ou tanjos (Piauí e Maranhão) não são a mesma fruta.

A terminologia Mexerica é muito utilizada nos estados da região Sudeste do Brasil, enquanto Bergamota é utilizada nos estados de Santa Catarina e, principalmente, no Rio Grande do Sul.

É outra que tem vários nomes pelo país a fora. No Rio de Janeiro e algumas regiões do Nordeste, também é chamada de "Aipim".

Polenta ou angú
Polenta e angú são confundidos, porém há diferenças nos ingredientes. Na polenta, é usada farinha de milho, e no angú é utilizada a farinha de mandioca. Em algumas partes do Nordeste, no entanto, os dois pratos são chamados de angú. A receita é feita com farinha de milho, água, manteiga e sal.

jerimum

Nas regiões Norte e Nordeste do Brasil, também é chamada de jerimum.

Atlas Linguístico do Brasil
“Encontramos o uso da palavra aipim, principalmente, no feixe leste do território nacional. Mandioca é falado mais em Minas Gerais, São Paulo, no norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste”, adianta. No Nordeste sobressai o uso da expressão macaxeira.