Como se chama mexerica na Bahia?

Perguntado por: ereis3 . Última atualização: 17 de julho de 2023
4.9 / 5 19 votos

Em Pernambuco e noutros estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como "laranja-cravo"; no estado da Bahia é conhecida como tangerina ou mexerica. Em alguns poucos lugares, como em Curitiba e no litoral paranaense (principalmente em Paranaguá), é chamada de "mimosa".

Mexerica. No Sul, bergamota; no Nordeste, mimosa; no Sudeste, tangerina.

Já no Nordeste, além de “mexerica” e “tangerina”, pode-se encontrar o termo “laranja-cravo”. Em Mato Grosso e Mato Grosso do Sul, é comum utilizar o termo “poncã” para qualquer variedade de tangerina, enquanto em outras partes do País essa palavra indica uma variedade específica da fruta.

No Sudeste, ela é conhecida pelo nome de Tangerina, enquanto no Sul, seu nome é Bergamota. Já no Nordeste, pode ser conhecida como laranja-cravo ou mimosa. Mas, ainda existem outras variações para como poncan, mixirica, fuxiqueira, mandarina e manjerica.

Seu nome muda de acordo com a região do Brasil: no sul, ela é chamada de bergamota ou vergamota. No centro-sul, São Paulo e norte do Paraná, é chamado de mexerica ou ponkam, enquanto que no Rio de Janeiro é tangerina – como na Bahia.

O próprio nome já diz: um molho pra se lambuzar. Este vinagrete caprichado vai super bem com baião de dois, grelhados ou com o arroz e feijão do dia-a-dia.

Muito usada no Halloween, muita gente não sabe, mas também conhecida como "Jerimum", principalmente no Nordeste, a abóbora é uma fruta assim como tomate!

Em Pernambuco e noutros estados da Região Nordeste do Brasil, é conhecida como "laranja-cravo"; no estado da Bahia é conhecida como tangerina ou mexerica. Em alguns poucos lugares, como em Curitiba e no litoral paranaense (principalmente em Paranaguá), é chamada de "mimosa".

Macaxeira: Aipim na Bahia, mandioca no Sul.

No Ceará é tangerina e no máximo mexerica.

Já no nordeste, é "laranja-cravo" ou "mimosa". Salsicha - No Paraná, salsicha é "Vina". O nome deriva de "wiener" (cuja pronúncia em alemão é bem semelhante a "vina") que é um tipo de salsicha. Mandioca - No Rio de Janeiro, mandioca é mais conhecida como "aipim", enquanto no nordeste é "macaxeira".

Onde se fala Castelinha? ... No Rio de Janeiro e algumas regiões do Nordeste, também é chamada de \\\x22Aipim\\\x22.

Polenta ou angú
Polenta e angú são confundidos, porém há diferenças nos ingredientes. Na polenta, é usada farinha de milho, e no angú é utilizada a farinha de mandioca. Em algumas partes do Nordeste, no entanto, os dois pratos são chamados de angú. A receita é feita com farinha de milho, água, manteiga e sal.

Além de ser marcante, seja pelo cheiro, pela cor ou propriedades benéficas, a tangerina tem ainda nome que não acaba mais, como bergamota, mimosa, ponkan, laranja-cravo, murcote, mexerica e vários tipos, como mexerica, mexerica cravo.

Outra curiosidade, na região sul do Brasil é comum chamar tangerinas e mexericas de “bergamota”. No entanto, as bergamotas seriam os frutos da espécie Citrus bergamia, que se assemelham mais a um limão.

Atlas Linguístico do Brasil
“Encontramos o uso da palavra aipim, principalmente, no feixe leste do território nacional. Mandioca é falado mais em Minas Gerais, São Paulo, no norte do Paraná, regiões Norte e Centro-oeste”, adianta. No Nordeste sobressai o uso da expressão macaxeira.